Em João Pessoa acontece, de forma híbrida, a 4ª edição do Encontro Nacional de Forrozeiros e o 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz

Forró é principal protagonista de eventos na PB

publicado: 13/12/2021 09h51, última modificação: 13/12/2021 09h51
Genival-Lacerda_170515RafaelPassos.jpg

Foto: Rafael Passos/Divulgação

tags: Forró , eventos , Encontro Nacional de Forrozeiros , Fórum Nacional do Forró de Raiz , João Pessoa

por Gi Ismael*

Por mais que junho seja considerado o “mês do forró”, é em 13 de dezembro que o gênero musical é lembrado nos calendários. A data, instaurada como Dia Nacional do Forró em 2005, foi escolhida por ser o dia do nascimento do icônico Luiz Gonzaga. A partir de amanhã, a cidade de João Pessoa recebe dois eventos que fazem uma “semana do forró” no último mês do ano: até o dia 17 acontecem o 4° Encontro Nacional de Forrozeiros e o 3° Fórum Nacional do Forró de Raiz.

Realizados pela Associação Cultural Balaio Nordeste, a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego e a Usina Energisa, ambas em João Pessoa, reunirão forrozeiros de 14 estados brasileiros em uma extensa programação multicultural. Nos turnos da manhã, tarde e noite serão realizados shows ao vivo, oficinas, palestras, mesas-redondas e exibição de filmes. O evento será híbrido, com ingressos presenciais para convidados e acesso livre para o público geral através de transmissões ao vivo nas TVs Câmara e Assembleia de João Pessoa e, na internet, pelos canais do Balaio Nordeste no YouTube e Instagram.

Enquanto a programação de shows na Tenda da Música da Usina Energisa, entre os dias 16 e 17, será aberta ao público, a do Teatro Paulo Pontes, dos dias 13 a 15, é restrita para convidados.

Hoje será realizado, a partir das 8h30, um cortejo com forrozeiros que sai da sede da associação, no Varadouro, em direção à Igreja São Frei Pedro Gonçalves, no mesmo bairro. A abertura oficial acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, a partir das 8h30 de amanhã (13), e com a audiência pública da Assembleia Legislativa da Paraíba para anúncio do título de Patrimônio Cultural Brasileiro concedido às Matrizes Tradicionais do Forró.

“Os últimos anos não foram fáceis. Tenho gratidão a Deus, primeiramente, por eu estar viva, e em segundo lugar a todos que colaboram para fazermos estes eventos acontecerem”, disse Joana Alves, produtora cultural e principal articuladora do Encontro e do Fórum Nacionais. “Apesar das dificuldades, realizamos o São João na Rede e o Encontro de Sanfoneiros. Hoje, recebemos o título de patrimônio cultural. Estou feliz e agradecida por estar realizando mais uma tarefa, desta vez com sensação de dever cumprido após uma luta de 10 anos”, diz Joana.

Criada em João Pessoa em 2011, a iniciativa tem o intuito de buscar reconhecimento dos matizes do forró tradicional como patrimônio cultural do Brasil e garantir a salvaguarda à expressão artística. Uma década depois, em 2021, ocorre o registro institucional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Estas iniciativas de dezembro marcam a importância desses 10 anos de mobilização no forró que envolveu 14 estados, discussões e debates constantes”, disse Joana Alves.

O Encontro Nacional de Forrozeiros será dedicado a Genival Lacerda, cantor e compositor paraibano que morreu em janeiro de 2021 vítima da Covid-19, e artistas de todo o Brasil vão prestar uma homenagem ao campinense. Durante a programação, também serão entregues certificados e o troféu do evento, destinado à próxima cidade a sediar o Encontro. Nas apresentações musicais estão confirmadas artistas como o Quinteto Sanfônico de Aracaju, Thais Nogueira, Jailson do Acordeon, Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e Sergival.

“Este período de pandemia tem sido muito difícil. Tivemos muitas perdas e dificuldades, tanto em nosso contexto social quanto no político. Os forrozeiros ficaram sem poder trabalhar e desenvolveram problemas pessoais e financeiros. Os artistas foram os primeiros a deixar de trabalhar e os últimos a voltar”, lembra Joana Alves. “Este é um momento de muita reflexão, aprendizado para poder ver o que se pode fazer daqui a algum tempo com essa mudança de vida para todos”, refletiu.

Como nem só de música se faz o forró, a programação inclui ainda oficinas com dançarinos, cordelistas e artistas da xilogravura. O Encontro Nacional dos Forrozeiros conta com patrocínio da Energisa e do Governo do Estado da Paraíba, além do copatrocínio da Funesc, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Funjope e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de dezembro de 2021