Notícias

Em meio ao calorão

Frutas são opções para se refrescar

publicado: 27/11/2023 14h44, última modificação: 27/11/2023 14h44
Com a aproximação do verão, aumenta consumo de vários tipos do produto, que é aliado da alimentação saudável
1 | 3
PereiraNo Mercado Central, em João Pessoa, há farta oferta de frutas. Na barraca de Jonathan Igor (foto seguinte), o caju é bastante procurado - Fotos: Evandro Pereira
2 | 3
3 | 3
Frutas-do-Verão_3.jpg
Jonatha-Vendedor-de-frutas.jpg
Frutas-do-Verão_2.jpg

por Julio Silva*

A chegada do verão provoca uma procura maior por frutas da estação nas feiras livres. Ricas em nutrientes, elas são uma das melhores alternativas para se refrescar e ainda manter uma alimentação saudável. No Mercado Central de João Pessoa, por exemplo, uma das mais vendidas nesta época do ano é o caju.

Na barraca do comerciante Jonathan Igor, ela é a “campeã de vendas”. “Tem muita procura para fazer suco, doce. A época dela é mais de junho a dezembro, mas às vezes a safra vai até fevereiro”, explica Igor, que ainda acrescenta que quando a época do caju acaba, é a vez da siriguela, jabuticaba e umbu-cajá.

Jonatha-Vendedor-de-frutas.jpg

Em outro ponto da feira, Pedro Henrique também vê a demanda por frutas sempre aumentar neste período. “O pessoal procura muito laranja, morango, uva, abacaxi, tangerina, acerola”, explica o comerciante.

Combate ao câncer

O caju é uma das maiores fontes de vitamina C e de zinco, um dos principais aliados para restabelecer a imunidade, explica o nutricionista Eduardo Amorim. Por ter propriedade antioxidante, ajuda a combater problemas de saúde como doenças cardiovasculares, Mal de Alzheimer e câncer.

“Os antioxidantes são compostos que vão combater os radicais livres, que muitas vezes são responsáveis por desencadear processos oncológicos. Então, podemos dizer que o caju pode ser considerado uma fruta com potencial anticâncer”, afirma o especialista.

A também nutricionista Kalyanne Medeiros lista outras frutas que também são antioxidantes, como laranja e acerola. “Também temos o tomate e a melancia, que são ricos em licopeno, o mirtilo, além do cacau, que é rico em resveratrol. As frutas, de uma forma geral, têm substâncias que trazem benefícios”, explica.

Porém, Kalyanne ressalta que para as frutas cumprirem este papel no organismo, o consumo diário é fundamental - a quantidade mínima recomendada é de três porções por dia.

Consumo “in natura” x suco: qual o melhor?

O suco é uma forma bastante refrescante de se consumir frutas, mas o mais indicado, segundo a nutricionista Kalyanne Medeiros, é que a fruta seja consumida em sua forma natural.

“A fruta ‘in natura’ é a melhor opção, pois está com toda a fibra presente, vitaminas e minerais preservados, fazendo com que a absorção dos açúcares presentes em cada uma (frutose) seja mais lenta no nosso organismo”, contou.

A nutricionista explica que, quando fazemos o suco da fruta, ela perde a maior parte das fibras que possui, além de perder um pouco da quantidade de nutrientes, ficando em maior quantidade a frutose. “Também acaba aumentando a quantidade de glicose. Nesse caso, para os diabéticos, é preciso ter muita cautela (para consumir sucos)”, destaca.

Dieta com mais líquidos e carboidratos

Com o calor e a consequente perda maior de líquidos, as frutas ajudam bastante na reposição de água e eletrólitos do organismo. O nutricionista Eduardo Amorim recomenda o consumo de frutas com maior teor de água, como abacaxi, laranja, limão, melão e melancia.

O nutricionista também explica que a ingestão de carboidratos também é muito importante nesta época do ano. “As frutas fazem o papel principal (na hidratação). Mas, no verão, também temos que ter atenção aos carboidratos complexos: raízes como a batata inglesa, cuscuz.”

Ele contou que é o carboidrato que vai nos dar energia para exercer nossas atividades. Muitas vezes, as pessoas têm hipoglicemia por não terem se alimentado bem, não terem ingerido carboidratos, e passam mal na praia, com o calor.

O que deve ser evitado

Já o que deve ser evitado nesta época, conforme Kalyanne Medeiros, é o consumo de alimentos muito pesados, como industrializados, frituras, e até frutas com alto teor de gordura, como o abacate.

“Esses alimentos podem aumentar a temperatura corporal porque eles vão exigir que o organismo trabalhe mais para fazer a digestão desses alimentos. Então, algumas pessoas acabam tendo indigestão, dores de cabeça, azia”, explica a especialista.

Frutas para o Verão:

Veja as dicas do nutricionista Eduardo Amorim sobre as frutas mais indicadas para o verão e saiba mais sobre os nutrientes de cada uma:

  • Caju - rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e zinco (que ajuda a restabelecer a imunidade;
  • Abacaxi - possui vitaminas do complexo B, C e E, além de minerais como o magnésio, que também ajuda a reforçar o sistema imunológico, e fibras - que ajudam na saciedade;
  • Laranja - seja do tipo normal ou laranja-cravo (mexerica), é excelente para hidratação, tem vitamina C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e em alguns casos, ferro;
  • Limão - opção bem refrescante para o calor na forma de refresco, traz um teor aumentado de antioxidantes;
  • Melão e melancia - possuem alto teor de água e têm bastante vitaminas A e B;

 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de novembro de 2023.