Funad celebra a Páscoa dos usuários com arte e reflexão

publicado: 29/03/2018 00h05, última modificação: 29/03/2018 02h32
Páscoa na Funad.jpg

Usuários fizeram apresentações e refletiram sobre a importância de criar espaços de discussão na sociedade sobre diferenças - Foto: Evandro Pereira

tags: funad , páscoa , reflexão

Sara Gomes

Para comemorar a Semana Santa, a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) fez uma celebração simbólica da Páscoa com os usuários, familiares e a equipe multidisciplinar, no auditório Jimmy da instituição.

A presidente da Funad, Simone Jordão, fez a abertura do evento e mencionou a importância de criar espaços onde as diferenças sejam reduzidas para pessoas com deficiência por meio da construção de diálogos na sociedade. Segundo ela, vivenciamos tempos de intolerância com o diferente nas redes sociais “Recentemente vi comentários preconceituosos direcionados a pessoas com Síndrome de Down, diante dos avanços conquistados na inclusão social, ver pessoas que ainda pensam dessa forma é um retrocesso. Jesus Cristo não propagou estes valores”, afirmou.

Na ocasião, a professora Ana Raquel Apolinário recitou um poema e questionou as crianças sobre o significado da Páscoa para os cristãos, em seguida fez a reflexão. Houve também uma apresentação cultural que fez referência aos três estágios de vida de Jesus Cristo (menino, jovem e adulto). Além disso, usuários de várias idades fizeram uma apresentação artística interpretando músicas cristãs.

A psicóloga e coordenadora do setor de autismo, Érika Oliveira, enfatizou que atividades extracurriculares são necessárias para desenvolver a socialização das crianças portadoras de alguma deficiência. “Atividades artísticas trabalham a interação, a expressão corporal e a capacidade cognitiva das crianças”, pontuou.

Por fim, a equipe da Funad concluiu a celebração da Páscoa com um lanche coletivo para os presentes.