Funad realiza atividade aquática em comemoração ao Dia do Autismo

publicado: 07/04/2017 00h05, última modificação: 07/04/2017 08h21
funad.jpg

A atividade recreativa foi realizada com crianças e adolescentes autistas atendidos pela Funad - Foto: Edson Matos

tags: funad , dia do autismo , atividade recreativa , piscina , joão pessoa

José Alves

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de Abril, a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realizou, na manhã de ontem, uma atividade recreativa com as crianças e adolescentes na piscina do órgão. A atividade com os autistas aconteceu na piscina, segundo a coordenadora de Reabilitação da Pessoa Autista da Funad, Elizabete Medeiros, porque estudos comprovam que a água acalma as pessoas autistas, principalmente as mais agressivas.

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Atualmente, a Funad atende 257 crianças e adolescentes com autismo, mas nem todas acessam a piscina. "A gente tem um perfil terapêutico das crianças e adolescentes que podem acessar a piscina. Muitas não podem porque tem resistência a água ou são muito agressivas", explicou a coordenadora, enfatizando que a água favorece o desenvolvimento afetivo e socializador no autismo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral. É um transtorno degenerativo que acomete mais homens do que mulheres e quando acontece de acometer mulheres é num grau mais severo. "A causa do autismo ainda não se sabe, inclusive os maiores pesquisadores neuropsiquiatras e cientistas pesquisam muito, mas ainda não foi descoberta a causa. O autismo é mais comum no sexo masculino. Dos 257 autistas que são atendidos pela Funad, apenas 40 são mulheres".

Autista no mercado de trabalho

Ainda segundo Elizabete Medeiros, os autistas evoluem, mas não conseguem a cura. Os meninos que não tem linguagem funcional passam a ter linguagem funcional e muitos deles tem aversão ao toque e com muito estímulo passam a aceitar o toque e o abraço. "Em razão do ótimo trabalho de reabilitação feito pela Funad, com a ajuda de medicação adequada, o autista consegue sua autonomia no mercado de trabalho".

Cada caso é um caso e alguns conseguem entrar no mercado de trabalho. Temos o exemplo de um autista que é professor e também tem um que faz o curso de cozinha na Escola Técnica Estadual de Mangabeira e possivelmente será um técnico de manipulação na área de cozinha. "Para alcançar esse patamar ele precisa de muitos estímulos e a Funad é uma excelente escola de reabilitação", afirmou Elizabete.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007. No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos com o mesmo objetivo: conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com a doença.

Juscelino Firmino Alves é pai de gêmeas autistas de sete anos. "O trabalho desenvolvido pela Funad é espetacular e aqui a gente encontrou outra família. Eu estou feliz com a evolução de minhas filhas aqui porque a gente não tinha ideia do problema e desde que elas vieram pra cá, sentimos a mudança no comportamento delas e no nosso, porque a Funad também ensina os pais como lidar com crianças autistas".

Serviço

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) é um Órgão do Governo do Estado da Paraíba, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, referência no Serviço de Habilitação e Reabilitação nas quatro áreas da deficiência – CER IV (física, intelectual, visual e auditiva), sendo referência no Estado da Paraíba, onde as pessoas com deficiência são atendidas por uma equipe multidisciplinar ofertada pela instituição.

A instituição atende pessoas de todas as idades com deficiência temporária ou permanente: Intelectual, visual, auditiva, física, múltipla, acidentados do trânsito, do trabalho, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com altas habilidades/superdotação. A Funad tem como presidente Simone Jordão Almeida e se localiza na rua Dr. Orestes Lisboa, s/n, no Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa. Os telefones para contato são os (83) 3214-7879 ou 3224-2078.