Wellington Sérgio
Pessoas de todas as idades prestigiaram ontem, a Procissão dos Passos, realizada pela igreja católica na programação que antecede a Semana Santa. Dois eventos religiosos percorreram as ruas do Centro da capital, com a primeira saindo da igreja da Misericórdia com a imagem de Jesus Cristo, enquanto a segunda, da igreja do Carmo, com Nossa Senhora das Dores. Ambas se encontraram em frente ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), onde o Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, agradeceu e abençoou a presença de todos que compareceram aos eventos religiosos.
Foram sete paradas percorridas durante a Procissão dos Passos, que retrata o trajeto feito por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento. Enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da última parte do caminho de Jesus, recordando os passos da Via Dolorosa, em Jerusalém. O objetivo é valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e sofrimento.
Várias pessoas que acompanham as procissões a vários anos estavam presentes, algumas até para pagar promessa a Nossa Senhora das Dores. É o caso da aposentada, Maria Bernadete da Silva, de 75 anos, moradora do Valentina Figueiredo, que estava presente para agradecer uma benção que recebeu, com relação a uma cirurgia no coração que realizou no final do ano passado.
"Jamais poderia faltar como sempre faço, afinal, trata-se de um agradecimento a Nossa Senhora das Dores, que sempre confiei na minha vida. Graças a Deus estou bem e feliz pagando a promessa", observou. De acordo com o Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, são momentos de reflexões para que as pessoas possam buscar Deus a todo momento porque ele é o caminho, a verdade e a vida. "Ele está presente para nos abençoar, orientar e proteger do mal que possa acontecer. Temos que agradecer tudo o que alcançamos, afinal, ele é o nosso pai todo poderoso", frisou.