Governador autoriza obras do 'Mais Trabalho 2' em CG

publicado: 28/02/2018 20h05, última modificação: 28/02/2018 20h55
5.jpg

Ricardo Coutinho destacou as obras da Cagepa, que vão beneficiar 8 municípios com saneamento integral - Foto: Francisco França

tags: ricardo coutinho , governador , mais trabalho 2 , campina grande

O governador Ricardo Coutinho (PSB) esteve nessa quarta-feira (28) em Campina Grande, onde autorizou a construção de obras e assinou ordem de licitação para diversas intervenções que serão executadas pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), somando cerca de R$ 100 milhões de investimento. A maioria das obras integra o 'Programa Mais Trabalho 2', lançado este mês, com quase R$ 210 milhões de recursos investidos em diversas áreas. Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia (PSB), deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do governo.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, as obras executadas pela Cagepa chegam a R$ 71 milhões de investimento, distribuídos para oito cidades que terão saneamento integral, além de 180 municípios que terão ampliação de rede de distribuição de água, entre outras ações. "Além das obras da Cagepa, serão cerca de R$ 30 milhões para a área da Suplan, com obras como o Eixo das Nações em Campina Grande, a reforma do Centro Social Urbano de Esperança e outras intervenções importantes para a Paraíba”, frisou.

O chefe do Executivo estadual ainda ressaltou que todos os recursos para as obras autorizadas já estão garantidos. "As ações que serão executadas dentro do 'Mais Trabalho 2' estão com verba separada e, à medida que forem feitas, serão pagas. Inclusive, algumas obras da Suplan que anunciamos hoje nem estavam no 'Mais Trabalho', porém incluímos no cronograma e serão feitas", garantiu.

Durante a solenidade, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de obras em Campina Grande, como a quadra da Escola Severino Cabral; reforma e ampliação do ginásio da Escola de Aplicação e Pavimentação de ruas. Também foram autorizadas a construção da escola e a reforma do ginásio e de blocos de laboratórios do Ernestão, na cidade de Queimadas; reforma do Centro Social Urbano em Esperança, entre outras ações.

O governador ainda autorizou a licitação para a implantação das adutoras de Monte Horebe e Carrapateira; ampliação de redes de distribuição de água em 180 cidades; pavimentação do Eixo das Nações em Campina Grande; acesso do Bairro do Ligeiro, também em Campina Grande; acesso ao hospital de Queimadas e outras obras. "O Programa 'Mais Trabalho 2' é uma continuidade do' Mais Trabalho 1' que lançamos ano passado. O pacote de obras vai trazer benefícios e melhoria de vida para a população paraibana. Todas as regiões serão contempladas", afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

Para o prefeito de Boqueirão, João Paulo (PSD), essas ações do governo do estado "vão melhorar a distribuição de água para a população dos municípios contemplados e quem ganha com isso é o povo que terá água de qualidade nas torneiras".

As adutoras

Para a construção da adutora de Monte Horebe serão investidos R$ 3,5 milhões, beneficiando mais de 4 mil moradores. A obra compreende: captação flutuante com vazão de 9,37 l/s; estações elevatórias de água bruta 01 e 02 com vazão de 9,37 l/s; estação elevatória de água tratada com vazão de 8,93 l/s; adutora de água bruta – 8.980,00 m de extensão no diâmetro de 150 mm; adutora de água tratada – 100,00 m de extensão no diâmetro de 100 mm e construção de um reservatório elevado, com volume de 50 m³. Já para a adutora de Carrapateira os recursos ultrapassam os R$ 3,9 milhões e 3 mil habitantes serão beneficiados. A obra tem as seguintes características: estações elevatórias de água tratada 01 e 02 com vazão de 5,71 l/s; adutora de água tratada – 20,40 km de extensão nos diâmetros variando entre 100 mm e 150 mm, em trechos de recalque e gravidade.