A Secretaria de Estado da Educação (SEE) está distribuindo com os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino a coleção de livros com conteúdo dirigido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos quatro volumes que compõem a coleção, os concluintes recebem sete DVDs com vídeo-aulas e acesso ao portal do conteúdo das quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática. Foram confeccionados 8 mil coleções num investimento de R$ 2,5 milhões.
De acordo com o gerente executivo de Educação Profissional da SEE, Américo Falcone, a entrega está sendo feita desde o primeiro dia de aula do ano letivo de 2018, para que o aluno possa contar com o material o mais cedo e realizar seus estudos. “A importância de reforçar os conteúdos dos três anos do ensino médio para que os alunos cheguem mais fortes na hora do Enem é o objetivo do governo do estado. A lógica é que os estudantes cheguem com a revisão de todo o conteúdo. Trabalhamos para que os resultados sejam os melhores, como está ocorrendo na rede estadual, registrando o maior número de aprovação de alunos no Enem, dos últimos sete anos, na Paraíba”, ressaltou Américo.
Segundo Américo Falcone, para a utilização e aplicação do material ocorreu na sexta-feira (23) e sábado (24), formação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, com 288 coordenadores do Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVEst), dos 36 polos que funcionam nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). No dia 10 de março será a vez da capacitação (modalidade educação à distância), com os professores que vão participar do programa este ano. “O objetivo é orientar os educadores na utilização do material e do portal para revisão dos conteúdos contidos na Matriz Curricular do Enem, que inclui os três anos do ensino médio”, explicou.
O material será disponibilizado também para os alunos egressos da rede estadual, que se inscreverem no Programa Vestibular Social do Governo do Estado. “O investimento que o governo do estado faz está tendo retorno para os alunos, famílias e para a sociedade. Trabalhamos na elaboração e confecção do material em 2017, para que no início do ano letivo de 2018 esse material fosse disponibilizado para os alunos da rede estadual”, destacou o gerente.
PBVest
A previsão para este ano é que as inscrições do programa sejam realizadas até 5 de março e o início das aulas no dia 10 de março, prosseguindo até a data da realização da última prova do Enem. Em 2018 o programa chega a sua oitava edição e anualmente oferece 8 mil vagas.