Governador inaugura Sala de Imprensa Braille em A União

publicado: 30/10/2017 20h05, última modificação: 30/10/2017 20h29
4.jpg

Além do governador, estiveram presentes a vice-governadora, Lígia Feliciano, e a superintendente do jornal, Albiege Fernandes - Foto: Evandro Pereira

tags: ricardo coutinho , jornal a união , jornal em braile , acessibilidade

Cardoso Filho

O governador Ricardo Coutinho (PSB) entregou na manhã dessa segunda-feira (30), na sede do Jornal A União, a Sala de Imprensa Braille de tecnologia avançada que permitirá o acesso à informação para cerca de oito mil deficientes visuais da Paraíba. Ricardo acompanhou Otto de Sousa Moreira, deficiente visual, fazendo a leitura na nova ferramenta e lembrou que A União está inovando nos seus mais de cem anos. Ele ressaltou que a Sala de Imprensa Braille é uma ação inédita e fundamental para a inclusão das pessoas cegas e com baixa visão. “É preciso trabalhar para que todos possam ter os acessos que anteriormente não tinham. A União esta inovando, tendo mensalmente uma edição em Braille com notícias atemporais e com o mesmo conteúdo interessante e de qualidade. Trata-se de um avanço muito grande, fruto desta parceria da Funad com A União”, observou.

Durante a visita à Sala de Imprensa Braille, Ricardo ouviu da superintendente Albiege Fernandes e da presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, explicações sobre o funcionamento do equipamento. A leitura do jornal em Braille foi feita pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Joana Belarmino, que é deficiente visual e também jornalista, articulista de A União.

Ricardo disse que é uma felicidade muito grande perceber que o governo mantém a sensibilidade intacta, sempre buscando incluir ao invés de excluir, afirmando que o jornal está reescrevendo a história ao lado da Funad. Durante entrevista, o governador anunciou a criação de uma unidade da Funad no Sertão, que está em fase de conclusão e que será instalada na cidade de Sousa, com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, para congregar a reabilitação motora dos moradores daquela região.

A superintendente de A União, Albiege Fernandes, disse que a ideia de implantar a leitura do jornal no sistema Braille começou numa solenidade há cerca de três anos, na Fundac, quando o governador determinou a abertura de um processo licitatório para a aquisição da impressora em Braille. “Temos a felicidade plena de publicar e não mais ser interrompido”, destacou. A impressora é de tecnologia bastante avançada.

Segundo Albiege Fernandes, desde 2011, quando o atual governo se instalou na Paraíba, tem tratado como prioridade a implantação das linhas de políticas públicas de inclusão, que vem sendo seguido por todas as áreas, lembrando que no segmento de deficientes visuais não existe nenhum jornal no Brasil que tenha essa iniciativa. Ela destacou que, com a implantação desse sistema, o jornal visa fomentar cultura e estímulo à leitura.

A professora Joana Belarmino disse estar muito feliz com a iniciativa e parabenizou o governador e a direção do Jornal A União e da Funad, sugerindo que fosse adotado o slogan 'A União em alto relevo'.Segundo a jornalista, com a implantação do sistema, o jornal está reforçando aos deficientes visuais o direito a ler e se atualizar.

Nas suas aulas, disse Joana, faz questão de dizer aos alunos que A União é uma escola de jornalismo, sendo um exemplo que a faz acreditar no jornalismo na Paraíba. “Estamos juntos com o governo para colaborar nesse processo social. Os cegos não podiam ler jornal, mas agora podem”, disse Joana Belarmino, agradecendo a todos que fazem A União.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que o Jornal A União dá exemplo para o Brasil, principalmente para a imprensa, lançando, de forma inédita, edição em Braille, e lembrou que desde 2011 o governador Ricardo Coutinho tem implantado um modelo de gestão com foco na inclusão social. Ela afirmou que esse projeto foi iniciado com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP), e revelou que a Paraíba é o segundo estado com o maior número de deficientes visuais.

Durante entrevista, a presidente da Funad revelou que já foi procurada pela direção da Cagepa para a confecção das contas em Braille. “Estamos estudando esse processo para dar acessibilidade aos deficientes visuais”, disse Simone Jordão.

A vice-presidente do Instituto dos Cegos Adalgisa Cunha, Valéria Cavalcanti, destacou que a ação é um avanço que possibilita à pessoa com deficiência visual ter mais acesso à informação. "Com este jornal em Braille, o governo do estado está proporcionando o exercício de cidadania plena em nível da informação", falou.

A entrega da Sala de Imprensa Braille pelo governador Ricardo Coutinho foi acompanhada por várias autoridades, entre elas a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), o deputado federal Damião Feliciano (PDT), os deputados estaduais Gervásio Maia (PSB) e João Gonçalves (PDT) e auxiliares do governo.