Notícias

Governo amplia ações de Segurança compartilhando tecnologia de radiocomunicação

publicado: 19/12/2018 11h35, última modificação: 19/12/2018 11h35
seds segurnaca firma convenio e semob usa tecnologia de radio comunicacao da PB (5).JPG

Serão entregues mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: radiocomunicação , segurança pública


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, firmou, nessa terça-feira (18), um convênio com a Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa, a fim de possibilitar aos agentes de trânsito do município o uso da tecnologia de radiocomunicação adquirida pelo Governo da Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento das ações de segurança pública, ordem pública e defesa civil.

Os equipamentos trabalham com a tecnologia TETRA. O sistema permite radiocomunicação criptografada, com 40 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. Ao todo, serão entregues mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas.

“Vamos modernizar e ampliar o Sistema Integrado de Radiocomunicação, compartilhando equipamentos, serviços e infraestrutura no âmbito do Município de João Pessoa - Paraíba, contribuindo assim para o desenvolvimento das ações de segurança pública, ordem pública e defesa civil”, destacou o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, logo após assinar o convênio.

O documento foi assinado pelo superintendente da Semob, Adalberto Alves de Araújo Filho, que frisou a importância da radiocomunicação no trabalho executado pelos agentes de trânsito de João Pessoa. “Agora nós vamos estar com uma tecnologia digital em uma mesma base e isto vai facilitar o nosso trabalho em parceria com a Polícia Militar e de todos aqueles que estão cooperados neste convênio. Não dá para a gente fazer um trabalho sozinho, isolado, pois o grande segredo é juntar forças para que assim se possa ter um resultado melhor para a população como um todo”, explicou o superintendente da Semob.

O gerente de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança, Fabiano Vieira, lembrou que a pasta já firmou parcerias com outras instituições municipais e federal. “A Guarda Municipal de João Pessoa também está utilizando o nosso sistema de radiomonitoramento há seis meses e o interesse da nossa secretaria é integrar todos os órgãos ligados à segurança pública. Outra instituição com a qual também trabalhamos com uso do sistema de radiocomunicação é a Polícia Rodoviária Federal”, destacou.