José Alves
Visando diminuir a violência contra a mulher, levando mais cidadania aos municípios paraibanos, o governador Ricardo Coutinho (PSB) lançou, na manhã de ontem, a campanha de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres, temos vozes e temos vez”. Afinal, quando uma mulher vence uma batalha, todas as outras saem vitoriosas. O evento aconteceu no Palácio da Redenção, juntamente com a distribuição do calendário de ações do mês de março, com mais de 40 atividades nas mais diversas áreas, principalmente na Educação e na Saúde, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado nesta quarta-feira (dia 8 de março).
Desde que assumiu o Governo do Estado em 2011, a gestão Ricardo Coutinho aumentou de 16 para 48 as parcerias com os municípios buscando a valorização das mulheres. Mas o governador quer aumentar os números das parcerias em 100%, e para isto o Estado estimula e quer repassar mais equipamentos e instrumentos para os municípios. “Essa é uma política fundamental para que a gente diminua a vulnerabilidade de gênero e diminua a violência contra a mulher”, disse Ricardo complementando que de 2011 até o início deste ano houve uma diminuição de homicídios contra mulheres na Paraíba na ordem de 34%.
Com as parcerias entre o Governo Estadual e as prefeituras, os números estão melhorando, mas é preciso avançar ainda mais, disse Ricardo, enfatizando que a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana tem um papel fundamental, porque mesmo com a crise, nessa época de muita restrição orçamentária, o Estado continua avançando em políticas públicas para mulheres. “Criamos o dispositivo da mulher segura e diversas ações em educação para diminuir a violência contra a mulher e outras políticas públicas que também servem aos homens, trazendo cidadania para todos”, afirmou o governador.
Para a vice-governadora, Lígia Feliciano, a semana em que se comemora o Dia da Mulher é uma semana para se parar e se fazer uma reflexão dos avanços que a Paraíba vem conquistando na valorização das mulheres e na igualdade de gênero. Segundo ela, o governo Ricardo Coutinho inicia essa campanha em 40 municípios para que haja mais respeito pelas mulheres. “Acho que essa é a hora de unir homens e mulheres em defesa pelos direitos da mulher para que ela possa crescer com dignidade. Afinal, a mulher atual está trabalhando em todos os setores, mas precisamos combater mais a violência”, afirmou.
A secretária da Mulher da Prefeitura do Município de Juru, Fátima Alves, disse que desenvolver políticas públicas na prefeitura de sua cidade é um grande desafio, porque a sociedade ainda é muito machista no Sertão.
“Mas graças às orientações que nos são passadas pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, estamos desenvolvendo um trabalho, primeiramente de conscientização através de palestras, para, em seguida, pôr em prática as políticas públicas voltadas para as mulheres. A nossa meta é fazer com que as mulheres desenvolvam seus trabalhos com respeito, através de cursos profissionalizantes”, ressaltou.
Parceria vai alcançar 40 municípios no Estado
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, informou que a campanha virtual estreia em mais de 40 portais de comunicação e terá peças virtuais para internet e um spot de rádio, que será veiculado em emissoras do interior do Estado. “O conceito da campanha é a valorização de todas as mulheres paraibanas com olhar voltado para a diversidade regional, do Litoral ao Sertão, valorizando a potencialidade das comunidades locais, a exemplo das mulheres quilombolas, produtoras rurais, artesãs e profissionais de diversas áreas”, explicou.
No evento também foram entregues material de comunicação para Gestão de Políticas Públicas para as Mulheres – banner, caderno de textos, faixas, placas de sinalização e cartazes – para gestoras de 40 municípios que assinaram Termo de Compromisso com o Governo do Estado para a implantação de órgãos de políticas públicas específicas para mulheres e igualdade de gênero. No final deste mês, também serão entregues equipamentos e mobiliários aos 40 municípios participantes.As gestoras que estiveram no lançamento da campanha receberam um kit digital da campanha virtual de “Valorização e Cidadania das Mulheres Paraibanas – Somos Mulheres, temos vozes e temos vez” para adaptarem e utilizarem nos seus contextos locais. Gilberta Soares afirmou que o Governo do Estado continuará incentivando a adesão das prefeituras no projeto até atingir os 100%.
Saúde
Como estratégia de política pública na área de saúde da mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, fará parceria com o projeto Caravana Círculo do Coração e oferecerá obstetras para atender mulheres grávidas com foco na promoção da saúde materna e redução dos índices de mortalidade materna no Estado. Em 2016, o número de morte materna chegou a 43. Em 2015 foram registrados 32 mortes de mulheres.
Educação
Na área de Educação, serão lançadas duas cartilhas educativas para professores e alunos com temas sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres.
De 13 a 17 de março, 760 escolas estaduais do Estado realizarão atividades pedagógicas utilizando as cartilhas e mobilizando a Rede Estadual de Educação.
Delegacias
As 13 unidades de Delegacias Especializadas das Mulheres realizarão intervenções de rua, com panfletagem e alerta sobre a importância de denunciar casos de violência, enquanto o programa Mulher Protegida fará entrega dos dispositivos móveis. Em 2016, houve redução de 14,2% de homicídios de mulheres em relação a 2015 e uma redução acumulada de 34% desde 2011.