Notícias

Governo define embarque dos selecionados no 'Gira Mundo'

publicado: 03/01/2018 19h05, última modificação: 03/01/2018 19h59
5.jpg

Alunos do Ensino Médio que participam do intercâmbio internacional viajam para Portugal no dia 12 de janeiro - Foto: Secom-PB

tags: gira mundo , intercâmbio , ensino médio , estudantes , governo do estado , governo da paraíba , portugal , oportunidade


O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (3), com a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, o coordenador do 'Programa Gira Mundo', Túlhio Serrano, e representante da ong AFS Intercultura Brasil. O objetivo foi organizar o embarque dos 25 alunos selecionados do 'Gira Mundo' para Portugal no próximo dia 12. Foram discutidos na reunião os procedimentos de logística e o funcionamento do programa em Portugal, além da intenção de firmar parcerias com a organização não governamental AFS, visando também receber estudantes de outros países na Paraíba.

O 'Programa Gira Mundo' modalidade estudante visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio a oportunidade do desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do 'Programa Gira Mundo' em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba.

Foram oferecidas 25 vagas para alunos do 2º ano do ensino médio mediante resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016, e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para o 'Gira Mundo/Portugal' foram investidos pelo governo do estado R$ 1.175.000,00.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante o intercâmbio em Portugal, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.