Governo realiza ações contra o Aedes em Alhandra

publicado: 16/01/2016 03h00, última modificação: 15/01/2016 21h23
ses nova acao contra o mosquito do aedes aegypti em alhandra foto ricardo puppe (1).JPG

Duplas formadas por agentes comunitários de endemias e bombeiros visitaram as residências - Foto: Ricardo Puppe/Secom-PB

tags: aedes aegypti , dengue , zika

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde Municipal, realizou mais um dia de ações de combate ao Aedes aegypti no município de Alhandra. Durante toda a manhã desta sexta-feira (15), duplas formadas por Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e bombeiros visitaram casa a casa, com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A dona de casa Sebastiana Trajano recebeu a dupla e comentou sobre a importância da ação para a população do município. “A gente tem visto tantos casos em todo o país, por isso acho muito importante, antes de qualquer coisa, a prevenção, cada um cuidar de sua casa, sua rua, para evitar esse mosquito”, disse.

A moradora Geane Barbosa acompanhou toda a visita, conversando e tirando dúvidas com os profissionais. Segundo ela, os moradores estão unidos no combate ao Aedes. “Esse tipo de ação é muito interessante, pois recebemos informações de como prevenir focos do mosquito. Aqui a gente não deixa acúmulos de água parada, e todo mundo está unido. Quando encontramos algum possível foco na casa de um vizinho, nós avisamos e acabamos o foco”, explicou Geane.

O sargento Samuel, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a receptividade dos moradores locais, e comentou que eles parecem bem orientados com relação ao combate ao Aedes aegypti. “A receptividade dos moradores do município de Alhandra tem sido excelente. Eles estão realmente cuidando dos seus ambientes e interessados em acabar de vez com o mosquito. É importante lembrar que nesses dias de tempo chuvoso é bem mais complicado, a atenção e cuidado devem ser redobrados”, explicou o sargento.

A mesma operação com os bombeiros vem ocorrendo em Campina Grande desde o último dia 12. No município do Conde, assim como em Alhandra, as ações começaram nos últimos dias 7 e 8, voltando a ocorrer nesta quinta (14) e sexta-feira (15). Na região de Monteiro, desde a semana passada, técnicos da Vigilância Ambiental da SES fazem o trabalho nos locais de difícil acesso, com o fumacê costal, junto com os ACEs.

Já o Exército Brasileiro vem dando apoio nas atividades que acontecem de forma simultânea em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, desde o último dia 5, também em parceria com os ACEs. “Estamos realizando essas atividades de combate ao Aedes aegypti com o objetivo de auxiliar os municípios nas ações de combate ao mosquito, trabalhando em conjunto com as secretarias municipais de saúde nas visitas aos imóveis, buscando possíveis focos de proliferação do mosquito. Estamos todos unidos nessa verdadeira guerra contra o mosquito e aqui na Paraíba não daremos trégua a ele”, concluiu a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.