Notícias

Governo realiza oficina de zoneamento da Área de Proteção Ambiental de Tambaba

publicado: 28/09/2016 11h35, última modificação: 28/09/2016 11h35
IMG_2781.JPG

Oficina serviu também para consolidar as normas de uso da localidade e o manejo dos recursos naturais - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: área de proteção ambiental , zoneamento , tambaba


O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, nessa  terça-feira (27), a última oficina de Zoneamento da Área de Proteção Estadual de Tambaba  (APA). A atividade aconteceu no auditório da Pousada Paraíso dos Colibris, localizado no município do Conde, Litoral Sul paraibano. 

Na ocasião, foi consolidado e aprovado por unanimidade o zoneamento  da Unidade de Conservação da Área de Proteção Ambiental de Tambaba, com as normas de uso da localidade e o manejo dos recursos naturais, inclusive com a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação. 

Na atividade estavam presentes representantes das secretarias Estaduais de Turismo e do Meio Ambiente, os secretários de Meio Ambiente do Conde e Pitimbu, integrantes do Conselho Gestor da Unidade de Conservação  constituídos por instituições governamentais e da sociedade civil. 

O superintendente da Sudema, João Machado Sobrinho, ressaltou a importância da atividade. “O trabalho é árduo, mas gratificante, essa região é uma dádiva aos paraibanos, e acredito que conseguiremos conservar esse rico ecossistema, por meio de uma gestão democrática e participativa”, destacou.

O secretário executivo de Meio Ambiente do Estado, Fabiano Lucena explicou a importância da Unidade de Conservação e salientou o pioneirismo do Plano de Manejo. “A APA de Tambaba é uma das mais importantes unidades de conservação do Estado. Por tantas características peculiares o Governo do Estado priorizou a construção do plano de manejo na localidade para estabelecer um ordenamento, sendo este  o primeiro plano de Manejo de Unidade de Conservação estadual”, ressaltou.

Segundo o secretário executivo do Turismo do Estado, Ivan Burity a iniciativa  vai alavancar o turismo estadual.  “Toda a  Costa do Litoral Sul da Paraíba está embargada  há 15 anos, porque nescessitava deste plano de manejo para definir o que pode ser feito na localidade,  e esta oficina é exatamente o ponto crucial  de todo o trabalho que definirá  as áreas  onde pode ser ou não construídas  e  o que deve ser preservado. Com esta definição, objetivamos tornar Tambaba o primeiro Centro Oficial de Naturismo do hemisfério sul, um ganho gigantesco  para o turismo do Estado”, afirmou.

Planos de Manejo 

Os Planos de Manejo em Unidades de Conservação (UCs) seguem as  diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei Federal nº 9.885/2000, que em seu Capítulo I, artigo 2°, parágrafo XVII, afirma que o plano de manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma UC, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias a gestão da unidade.