A Prefeitura de João Pessoa iniciou, ontem, as Campanhas de Vacinação contra sarampo para crianças menores de cinco anos e trabalhadores de saúde, e Influenza, esta última terá duas etapas, para idosos de 80 anos ou mais. As campanhas seguem até o dia 3 de junho, e as doses estão sendo ofertadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) das 7h às 11h e 12h às 16h, Centro Municipal de Imunização, das 8h às 16h, e nas Policlínicas Municipais das 7h às 17h.
Na manhã de ontem, quem esteve na Unidade de Saúde da Família dos Bancários foi o pequeno Natan, de três anos. Ele foi até a unidade tomar o reforço da vitamina A e aproveitou para tomar a dose que previne contra o sarampo. “Vir vacinar meu filho e sempre manter a caderneta de vacinação dele atualizada é uma forma de deixá-lo cada vez mais protegido e saudável. Ajudando a evitar, principalmente, que outras doenças como o sarampo retorne de forma preocupante”, disse orgulhosa a mãe Liliane Gomes Barbosa.
Para influenza, nesse primeiro ciclo, a vacina é destinada para idosos (80+) e trabalhadores de saúde. A intenção é imunizar 90% da população dos grupos prioritários de idosos, que representa 110.140 pessoas na capital. “Temos como objetivo de garantir o bloqueio contra as doenças do público-alvo, que nesta primeira etapa, são as mais vulneráveis no caso de um possível contato com o vírus”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da capital. Também faz parte desse primeiro grupo os trabalhadores de saúde. Já a que previne contra o sarampo é destinada às crianças entre seis meses e menores de cinco anos, além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.
Fortalecimento
O ‘Dia D’ da Campanha será no dia 30 de abril. “No caso do sarampo, a meta é imunizar pelo menos 95% das crianças elegíveis a vacinação. Já para os trabalhadores de saúde o objetivo é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas”, explicou Fernando Virgolino.
Ainda, segundo ele, as vacinas de rotina e a que previne contra influenza podem ser administradas juntamente com a vacina que previne contra Covid-19. “A única exceção são para as crianças de 5 a 11 anos. Estas não podem tomar as doses das vacinas de rotina ou a que previne contra influenza juntamente com a vacina de Covid-19. Neste caso, deve respeitar um prazo de 14 dias”, completou.
Importância da vacina
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras 16 não vacinadas. A doença pode causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade. A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação.
Já a influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, ir a óbito.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 05 de março de 2022