Sertão chega a 0% de ocupação nos leitos para Covid-19

Foto Secom PB (1).png

Foto: Secom-PB

por Ana Flávia Nóbrega*

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou , ontem, 130 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, todos considerados leves, sem necessidade de hospitalização para o tratamento. A queda no desenvolvimento de quadros moderados e graves, em decorrência do avanço da vacinação, reflete no número de ocupação de leitos. No último sábado, a terceira macrorregião do Sertão registrou 0% de ocupação em leitos de UTI e de enfermaria para adultos, pela primeira vez desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico de ontem mantém a situação dos leitos zerados.

Em Campina Grande, segunda macrorregião, todos os leitos de tratamento para a doença foram esvaziados também no último sábado. Nesta segunda, as enfermarias apresentaram a atualização para 1% de leitos ocupados. O maior número de ocupação, entre as regiões, é registrada na Região Metropolitana de João Pessoa com 26% de ocupação em leitos de UTI e 5% nos leitos de enfermaria, ambos para adultos.

Entre domingo e ontem, um paciente foi hospitalizado em leitos específicos para o tratamento da doença, de acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar. Agora a Paraíba possui 52 pacientes internados nas unidades de referência para Covid-19, que estão distribuídos entre 10% de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) e 2% nas enfermarias para adultos.

A SES informou ainda um falecimento, ocorrido no último domingo, em hospital público. A vítima foi uma mulher de 76 anos, residente do município de Tenório, com histórico de hipertensão e diabetes. A morte foi ocorrida após a publicação do boletim diário, por isso, a Paraíba chegou a seis dias sem o registro de óbitos por Covid-19, até o momento da publicação.

A Paraíba chegou a 598.064 casos confirmados da doença, sendo 441.160 pacientes considerados recuperados e 10.195 vítimas fatais, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Ainda de acordo com a SES, 1.498.072 testes para diagnóstico da Covid-19 foram realizados pela rede pública de saúde.

O Ministério da Saúde informou a aplicação de 8.313.293 doses de imunizantes contra a doença, sendo 3.449.292 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, equivalente a 84,98% do total da população, além de 3.189.842 pessoas que completaram os esquemas vacinais, representando 78,59% da população total do estado.

Imunização prossegue hoje

A Prefeitura de João Pessoa segue, hoje, a sua campanha de vacinação contra a Covid-19 imunizando todos os públicos a partir dos 5 anos em vários pontos espalhados por toda a cidade. A vacinação começa às 8h e se estende até as 22h.

Para crianças entre 5 e 11 anos é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidades ou deficiência também precisam apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Estão disponíveis também primeiras doses para o público 12+, além de segundas doses da CoronaVac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), AstraZeneca (90 dias) e Janssen. Pode tomar a terceira dose a população com idade a partir de 18 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias). A aplicação da quarta dose é destinada para os indivíduos imunossuprimidos e idosos a partir dos 80 anos que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias.

Flexibilização do uso de máscara

O uso de máscaras por conta do coronavírus deve ter sua obrigatoriedade flexibilizada em João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena adiantou para a imprensa ontem, durante cumprimento de agenda administrativa, que a nova medida deve constar no próximo decreto municipal que regulamenta as regras para prevenção à Covid-19. A flexibilização vai valer tanto para locais públicos abertos quanto para locais fechados.

“Eu acredito que, com fé em Deus, confirmada essa tendência que vivemos, estaremos tirando as máscaras na próxima segunda-feira”, comentou Cícero Lucena. O atual decreto municipal tem validade até a próxima quinta-feira, data em que também perde o vigor o decreto estadual.

A Prefeitura de João Pessoa chegou a desobrigar o uso do item de proteção individual, mas recuou após a desembargadora Maria das Graças, do Tribunal de Justiça da Paraíba, ordenar que a prefeitura voltasse a obrigar o uso de máscara. A decisão judicial foi provocada por Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público da Paraíba.

Em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, a assessoria de comunicação reiterou que a validade do decreto atual é até quinta-feira e, até lá, ainda não há novas informações sobre o que pode ou não vir a ser flexibilizado com o novo documento.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 05 de abril de 2022