Notícias

câncer de próstata

HNL oferta 500 exames gratuitos

publicado: 05/11/2024 09h11, última modificação: 05/11/2024 09h11
Em alusão ao Novembro Azul, iniciativa realizará testes sanguíneos em homens com idade a partir de 45 anos em JP
Hospital Napoleão Laureano © Ortilo Antonio (2).JPG

Pacientes que apresentarem, porventura, alterações de PSA serão encaminhados para atendimento por urologistas da instituição | Foto: Evandro Pereira

por Samantha Pimentel*

Como parte de suas atividades em alusão ao Novembro Azul, campanha internacional de conscientização e de prevenção contra o câncer de próstata, o Hospital Napoleão Laureano (HNL), considerado uma referência no tratamento de tumores malignos em João Pessoa, oferece, neste mês, 500 exames gratuitos de Antígeno Prostático Específico (PSA).

De acordo com o médico urologista e coordenador de Urologia do HNL, Fábio Martinez, o teste é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente, visando medir o nível de PSA em seu organismo. A presença elevada dessa substância, produzida pela próstata, pode indicar casos de hiperplasia prostática benigna, inflamação (conhecida como prostatite) ou câncer.

"Realizando os exames de PSA e de toque retal, a chance de diagnosticar doença sobe para 95%"
- Fábio Martinez

O especialista explica que o teste de PSA complementa o exame de toque retal. “Fazendo um ou outro, teremos 50% de chances de diagnosticar um possível câncer de próstata. Já, realizando ambos, a chance de diagnosticar um câncer de próstata sobe para 95%”, destaca o urologista, ressaltando que um procedimento não substitui o outro. Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata, segundo ele, são diagnosticados entre pacientes que apresentam níveis de PSA considerados normais, sendo o exame de toque o responsável por evidenciar o tumor maligno. Por isso, frisa Martinez, é importante se submeter a um check--up prostático completo, que aumenta a probabilidade de diagnosticar a doença em sua fase inicial e, assim, amplia as chances de cura para mais de 90%.

“Todo homem deve fazer [o check-up] a partir dos 50 anos. Já, os que têm um fator de risco — sendo o principal a hereditariedade, isto é, ter familiares de primeiro grau acometidos pela doença — devem começar [a fazer os exames] aos 45 anos. Lembro que o check-up deve ser realizado independentemente dos sintomas, já que os tumores iniciais, fase onde queremos diagnosticá-los, são assintomáticos”, frisa o especialista.

Agendamento

O exame gratuito de PSA no HNL é direcionado a homens com idade a partir de 45 anos. Para realizá-lo, o interessado deve fazer agendamento por meio do telefone (83) 98818-6245, das 12h às 16h, além de seguir as seguintes orientações prévias à coleta de sangue: estar em jejum de, pelo menos, quatro horas; não ter praticado atividade física por dois dias; não ter praticado atividade sexual por cinco dias; e não ter andado de moto ou de bicicleta por dois dias.

No dia do exame, o paciente precisa, ainda, apresentar seus documentos pessoais de RG e CPF, bem como o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Fábio Martinez, aqueles que, porventura, apresentarem alterações de PSA em seu organismo serão encaminhados para atendimento pela equipe de urologistas da instituição, com tratamentos adequados para cada caso.

O HNL fica localizado na Avenida Capitão José Pessoa, 1140, no bairro de Jaguaribe.

 Incidência

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum dessa categoria de doenças na população masculina, em todas as regiões do Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Conforme as estimativas da entidade, o câncer de próstata provoca uma morte a cada 38 minutos no país.

Ainda segundo o Inca, estima-se que sejam registrados 71.730 novos casos da doença, por ano, para o triênio 2023-2025.

Em João Pessoa, o Hospital Napoleão Laureano contabilizou, apenas no ano passado, quase três mil novas ocorrências de câncer de próstata e de testículo, sendo que, nos primeiros 10 meses de 2024, já foram diagnosticados mais de dois mil casos.

SMS promove serviços de saúde e ações educativas

A rede municipal de saúde de João Pessoa também contará com ações alusivas à campanha do Novembro Azul. De acordo com a Secretaria de Saúde (SMS) da capital, a prefeitura preparou, para este mês, uma programação de atividades especiais para este mês, com foco no cuidado integral à saúde da população masculina. 

Programação especial tem foco na população masculina | Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) de João Pessoa, por exemplo, os usuários terão acesso a palestras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de testes rápidos, atualização de cadastro e de vacinas, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, ventosaterapia, massagens e consultas médicas e odontológicas.

Já, na Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, serão ofertados, na próxima quinta-feira (7), a partir das 14h, exercícios de alongamento, corte de cabelo, lanches e sorteio de brindes. Por sua vez, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) promoverão, no dia 22, rodas de conversas para funcionários, usuários e familiares.

Na avaliação de Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, apesar de o Novembro Azul ser mais comumente associado ao combate ao câncer de próstata, a iniciativa deve abranger serviços de atenção integral e continuada ao público masculino. “É reconhecido que a campanha tem grande potencial de alcance para o cuidado com a saúde do homem, então, aproveitamos a oportunidade para incluir a prevenção e o diagnóstico precoce de agravos que atingem a população masculina”, afirma.

 Parceiros

A programação municipal do Novembro Azul prevê, ainda, a oferta de serviços de saúde para instituições parceiras da prefeitura. Tanto nesta quinta-feira como nos dias 21 e 28 deste mês, a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) receberá ações educativas sobre saúde do homem, além de aferição de pressão e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) sediarão atividades similares nesta sexta-feira (8) e no dia 13 de novembro.

Já, no próximo dia 19, das 8h às 12h, os serviços mobilizados pela Secretaria Municipal de Saúde serão oferecidos especialmente aos taxistas, na Praça Bela Vista, no bairro de Jaguaribe. Na ocasião, o público terá acesso a avaliação odontológica, práticas integrativas e complementares à saúde, consultas de enfermagem, imunização, testes rápidos para ISTs e verificação de pressão arterial.

Está prevista, ainda, no dia 22 de novembro, uma palestra educativa sobre saúde integral do homem em uma empresa de transporte de cargas, localizada no Bairro Jardim Veneza.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de novembro de 2024.