Notícias

Hospital Metropolitano de Santa Rita será inaugurado no início de 2018

publicado: 05/08/2017 00h05, última modificação: 05/08/2017 11h09
hospital.jpg

Mais de 2 milhões de paraibanos de cerca de 80 municípios serão beneficiados com o novo hospital - Foto: Marcos Russo

tags: hospital metropolitano de santa rita , governo da paraíba , inauguração , hospital


José Alves

Mais de 2 milhões de paraibanos de cerca de 80 municípios serão beneficiados com o Hospital Metropolitano de Santa Rita, que deverá ser inaugurado nos primeiros meses de 2018 pelo governador Ricardo Coutinho. O hospital está sendo construído com um investimento de R$ 80 milhões, com verbas do Tesouro Estadual e contrapartida do Tesouro Federal. A conclusão da obra está prevista para o mês de dezembro e logo em seguida o hospital será totalmente equipado para ser entregue a população.

O Hospital Metropolitano será referência nas áreas de cardiologia e neurologia e vai atender uma demanda que é a principal causa das mortes da população paraibana. As populações da região do Vale do Mamanguape, Santa Rita e Bayeux, entre outras, serão referenciadas para esta unidade de saúde.

O Hospital Metropolitano de Santa Rita possuirá 11 salas de cirurgias e 229 leitos, sendo 3 de Emergência, 41 leitos de Observação (Vermelha e Amarela), 125 de Enfermaria (Adulto e Pediátrico) e 60 leitos de UTI (Adulto e Pediátrico). As Unidades de Terapia Intensiva serão divididas em UTI neurocirúrgica, UTI AVC, UTI cardiológica e UTI pediátrica cardio/neuro.

A diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães, informou que a obra está 60% concluída. “Esse é um Hospital voltado especialmente para a parte cardiológica e neurológica, que será uma referência nesta área, incluindo o atendimento pediátrico. Vamos trabalhar nesta etapa a parte de instalação elétrica, hidrossanitária, gás, aproveitamento das águas pluviais e a parte externa também", informou.

A população dos municípios de Santa Rita, João Pessoa, Cacimba de Dentro, Araruna, Tacima, Solânea, Mamanguape, Pirpirituba, Bayeux, Itabaiana, Mogeiro e Cruz do Espírito Santo, são algumas das que serão atendidas pelo Hospital Metropolitano.

Ainda segundo Simone Guimarães, as obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita seguem o cronograma previsto. O hospital está sendo construído em um terreno de 28 mil metros quadrados, dos quais 18 mil metros quadrados estão sendo tomados pela obra, onde aproximadamente 130 operários, entre carpinteiros, montadores, armadores e ajudantes trabalham.

Pavimentos e leitos

O Hospital terá cinco pavimentos que proporcionarão à população o acesso a serviços qualificados nos demais segmentos de atendimento à Saúde, tais como: Urgência e Emergência, serviços de Pediatria e Maternidade, Centro de Imagem, Hemoterapia, Unidades de Terapia Intensiva – neonatal, materno, infantil e adulto, e ainda um Centro Cirúrgico com salas destinadas a cirurgias gerais e salas de parto.

O Hospital terá cinco salas de cirurgia e 209 unidades de leitos distribuídos em observação de Obstetrícia - 6 leitos; observação adultos – 18 leitos; observação pediátrica – 12 leitos; 6 leitos de emergência; 2 leitos de isolamento, 26 leitos de enfermaria Obstetrícia; 28 de enfermaria pediátrica; 58 leitos de enfermaria para adultos; 13 leitos de UTI materna; 8 leitos de UTI Neonatal; 9 leitos de UCI; 10 leitos de UTI pediátrica e outros 13 leitos para adultos.