Notícias

folia de rua

Imprensados agita o Centro amanhã

publicado: 06/02/2026 08h55, última modificação: 06/02/2026 08h55
Terceiro cordão carnavalesco mais antigo da programação, bloco reúne profissionais da imprensa e foliões em geral
WhatsApp Image 2026-02-04 at 12.23.15 (2).jpeg

Apresentações musicais ocorrerão na Praça Rio Branco, começando com o típico chorinho do projeto Sabadinho Bom | Foto: Marcos Werick/Arquivo pessoal

por Nalim Tavares*

Amanhã, o tradicional Bloco dos Imprensados toma conta do pré-Carnaval de João Pessoa. Neste ano, a partir das 14h, os foliões devem se reunir e permanecer brincando na Praça Rio Branco, no Centro Histórico da capital, onde as atrações do bloco se apresentarão. A primeira parte da festa ficará por conta do típico chorinho do projeto Sabadinho Bom, popular entre os pessoenses, e segue embalada por uma orquestra de frevo, pela banda de axé Tracundum e pela cantora e compositora Renata Arruda.

Famoso por reunir profissionais da imprensa local, o Imprensados, criado em 1987 por um grupo de jornalistas, é o terceiro cordão carnavalesco mais antigo da programação do Folia de Rua — que, na edição de 2026, agita João Pessoa de 6 a 15 de fevereiro. De acordo com o presidente da agremiação, Marcos Werick, o Imprensados é uma grande confraternização. “Colegas que passam o ano inteiro sem se ver aproveitam para matar a saudade, botar o papo em dia e se divertir. É uma grande oportunidade de festejar com a cultura local, com atrações de qualidade, e de reencontrar os amigos da imprensa ou de conhecer seu jornalista preferido, dos jornais, das rádios ou dos canais de TV”. Além do público geral, espera-se que mil comunicadores da capital juntem-se ao cortejo.

Os jornalistas Sebastião Filho e Gil Figueiredo representarão a imprensa como o Rei e a Rainha da folia. “Todo ano, sinto-me honrada em participar e me surpreendo com a evolução do bloco, que cresceu muito, não só no meio jornalístico, mas também em relação ao público em geral. É um bloco superanimado, com atrações artísticas incríveis, que agradam todo mundo. Realmente, é um bloco do coração”, conta Gil, convidada pela quarta vez para reinar em meio à corte carnavalesca.

Para os foliões interessados em vestir a camisa da festa, a Associação Paraibana de Imprensa (API) está vendendo os chamados “Kits Folia 2026” pelo valor simbólico de R$ 10. O pacote dá direito a uma camisa exclusiva do bloco e uma pulseira de identificação — além de garantir o visual festivo na avenida, quem estiver utilizando a pulseira no dia do desfile terá acesso liberado a chope e degustação de cachaça. As vendas acontecem na sede da API, que fica no Centro Histórico.

O Imprensados é uma realização da API e da Associação Folia de Rua, contando com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, da Fundação Cultural da capital (Funjope), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Ministério do Turismo (MTur).

Com Zé Felipe e Pimenta Nativa, Tambiá Folia comemora 27 anos

por: Emerson da Cunha

O Imprensados não será o único atrativo de destaque da agenda festiva de amanhã na capital: completando 27 anos de criação em 2026, o Tambiá Folia vai ganhar as ruas — ou melhor a Praça Manuel Moreira da Nóbrega, no bairro de Tambiá — com as cores do frevo e do Carnaval, a partir das 19h. Além dos festejos momescos, a agremiação prestará homenagem ao ex-presidente do Folia de Rua e da API, Walter Santos.

“Estamos também com uma grade riquíssima, começando com os artistas locais da orquestra Tambaú de Frevo, com Mestre Zerinaldo, que vai trazer muito frevo para todos os moradores e os turistas. Temos, depois, a Pimenta Nativa, uma banda da Bahia que vem trazendo axé. Tem também o Quem Roubou Minha Cueca, que traz Val Donato, Nathália Bellar e Elon. E fechamos essa noite rica com Zé Felipe, uma atração nacional que vai engrandecer muito esse evento de 27 anos”, ressalta o presidente do Tambiá Folia e do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega.

Toda a arte e a decoração produzidas para o bloco vêm das mãos de Clóvis Junior. A ideia é trazer os traços naïf do artista sobre João Pessoa e a Paraíba refletidos nas peças, na decoração e na logomarca da agremiação. “Isso foi uma construção; a diretoria do bloco dialogou com ele, que foi muito solícito e liberou a arte para a gente construir. É a primeira vez que o Folia de Rua está tendo uma identidade visual elaborada por um artista plástico”, explica Sérgio.

O Folia de Rua começa oficialmente às 18h de hoje, no Parque Solon de Lucena, no Centro pessoense, com apresentações das cantoras Daniela Mercury e Lucy Alves, além de grupos de cultura popular e de orquestras. Abrem os festejos da cidade os blocos Folia Cidadã, Confete e Serpentina e Anjo Azul. A programação ainda contará com a participação de artistas como Roberta Miranda e Maria Gadu (Boi do Bessa); Amado Batista (Virgens de Mangabeira); Nação Zumbi (Viúvas da Torre); Fafá de Belém (As Raparigas de Chico); Mundo Livre S.A. (Tome Ladeira); Solange Almeida (Banho de Cheiro); Claudia Leitte (Virgens de Tambaú); Alceu Valença (Muriçocas do Miramar); Mundo Bita (Muriçoquinhas do Miramar); e Patati Patatá (Agitada Gang).

Para Sérgio, as expectativas para a programação são as melhores possíveis. “Vai ser uma das maiores prévias carnavalescas do país”, aponta. “A gente está nesse conjunto de várias mãos construindo nosso querido Folia de Rua, que é Patrimônio Cultural Imaterial e que tem feito essa contribuição grande para que, de fato, tenhamos a maior prévia carnavalesca do Brasil”, enfatiza.

Carnaval para todos

A diversidade da agenda de atrações do Folia de Rua é outra qualidade ressaltada por Sérgio. “Ficamos muito contentes em saber que, hoje, tem viagens bate e volta de Recife [PE], de Natal [RN], de pessoas do interior vindo por causa das atrações, dos queridos artistas locais e, principalmente, da cultura popular. Essa diversidade que o Folia de Rua oferece, desde a criança à terceira idade, dá oportunidade para que o cidadão — morador da Paraíba, turista nacional, internacional — possa, de fato, conhecer, se confraternizar e se divertir, levando sua paz e sua alegria”, finaliza.

O Folia de Rua também traz inovações em recursos de acessibilidade. Além de contar com blocos de ou para pessoas com deficiência, há uma parceria, firmada com o Instituto dos Cegos da Paraíba e com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), pela qual está sendo produzida uma versão em braile da programação completa do Folia de Rua, com exemplares disponibilizados na própria sede do instituto, no Bairro dos Estados, e junto a órgãos parceiros, como a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de fevereiro de 2026.