baixa umidade

publicado: 16/11/2023 09h06, última modificação: 16/11/2023 09h06

por Giovannia Brito*

hidratação alta temperatura - Valdívia Costa.jpg
Durante o período de calor intenso, população não deve esquecer de manter a hidratação e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia - Foto: Valdívia Costa

A Paraíba está sob alerta de baixa umidade relativa do ar, com grau de severidade de perigo potencial (cor amarela), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo são 112 municípios com essa sinalização. Essa condição meteorológica só não atingirá as regiões do Litoral e Brejo paraibano. Ontem, o órgão chegou a elevar a severidade da baixa umidade do ar no Estado passando a considerar como de perigo (cor laranja), quando a umidade do ar ficou entre 20% e 12%, principalmente no Sertão. Esse sinal perdurou até as 18h.

O alerta amarelo segue até às 22h de sexta-feira, quando a umidade estará variando entre 30% e 20%. “Na última segunda-feira, o município de Monteiro chegou aos 12%, Cabaceiras 23%, e Sousa 18%. Estamos em um período que requer total atenção de todos para evitar problemas de saúde”, disse a meteorologista do Inmet, Morgana Viturino de Almeida.

O alerta de perigo potencial vale para 112 municípios, entre os quais Areia de Baraúnas, Amparo, Belém do Brejo do Cruz, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Sousa, Sumé, Riacho dos Cavalos, Quixaba, Salgadinho, Patos, Princesa Isabel, e outros.

O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas, e não se exponham ao sol nos momentos mais quentes do dia. “Nessa terça-feira (ontem) tivemos uma umidade ainda mais baixa, o que fez com que nossa equipe, depois de uma reunião no período da manhã, emitisse o alerta laranja. Então, toda prudência nesse momento, em termos de exposição ao sol e exercícios mais intensos, se faz importante manter. Além disso, tomar bastante líquido é aconselhável”, frisou.

O alerta não atingiu Campina Grande, mas as pessoas têm reclamado principalmente de sensação da garganta seca. “O simples gesto de andar depois do meio-dia, já me faz ficar um pouco mais cansado e com a sensação de que não tomei água há muito tempo”, disse a estudante Jéssika Alves Pedrosa.

Saiba Mais

Os níveis considerados pelo Inmet para alerta são divididos em três. O primeiro é o baixo, com nível de perigo potencial abaixo de 30%, o segundo é o de perigo, com umidade entre 20% a 12%, e o terceiro que é o de grande perigo, quando fica abaixo dos 12%. Para maiores informações a população deve procurar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Estados atingidos pela alta temperatura

Além da Paraíba, o aviso de perigo potencial atingiu outros 10 estados. Veja quais são

• Ceará
  • Bahia
  • Piauí
  • Pernambuco
  • Alagoas
  • Rio Grande do Norte
  • Maranhão
  • Sergipe
  • Tocantins
  • Minas Gerais.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de novembro de 2023.