Notícias

Ensino superior

Inscrições para o Sisu são iniciadas

publicado: 20/01/2026 08h38, última modificação: 20/01/2026 08h38
Estado é o quarto do país em número de oportunidades e oferta quase 22 mil vagas em instituições públicas
img_2953.jpeg

Paraíba lidera o Nordeste e fica em quarto lugar nacional em disponibilização de vagas para o Sistema de Seleção Unificada | Foto: Juca Varella/Agência Brasil

por Emerson da Cunha*

Começou, ontem (19), o processo de inscrição de candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir das notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2025, 2024 e 2023. É a primeira vez que o sistema oferece a possibilidade, aos estudantes, de escolher entre os resultados de três edições diferentes do exame.

Em relação ao número de vagas ofertadas, a Paraíba está em quarto lugar nacional, com 21.988, ficando atrás apenas de Minas Gerais (33.729), Rio de Janeiro (31.419) e Bahia (24.768). Do número total de vagas, 12.690 são destinadas às universidades federais localizadas no estado, 3.380 aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e 5.918 para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em todo o país, são mais de 274 mil vagas ofertadas, divididas por 136 instituições públicas.

No estado, quem oferece o maior número de vagas é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mais de oito mil oportunidades em 125 cursos de graduação, sendo que cerca da metade será reservada para ações afirmativas. A instituição é a terceira no Brasil a oferecer o maior número de vagas, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A pró-reitora de Graduação da UFPB, Claudia Rodrigues, explica que os cursos com maior número de vagas ofertadas pela universidade no sistema são justamente aqueles que têm maior presença nos campis da instituição. O que tem mais oportunidades é Pedagogia, com 540 vagas distribuídas para o Campus I, em João Pessoa, Campus III, em Bananeiras, e Campus IV, em Mamanguape. “No cômputo geral, quando você pensa a Pedagogia da UFPB, ele teria o maior número de vagas, porém, devemos considerar que é ofertado o mesmo curso em três campi”. Em relação a Direito, são 400 vagas distribuídas no Campus I, em João Pessoa e em Santa Rita.

Além dos tradicionais, a UFPB também investiu na criação de dois novos cursos, o que também aumentou o número de vagas ofertadas. São eles Engenharia de Robôs e Tecnólogo em Jogos Digitais, ambos no Campus I, em João Pessoa.

Espera-se que todas as oportunidades sejam preenchidas, segundo a pró-reitora. “A nossa expectativa é essa, mas ao longo dos anos, nós temos um quantitativo de vagas na universidade que não são preenchidas. Em torno de 19% das vagas não foram preenchidas [no ano passado]”. Dessas vagas, um dos problemas de preenchimento foi a questão da documentação.

“Nós tivemos, no ano passado, quase 700 candidatos que foram indeferidos por documentação. Então ele faz a inscrição no Sisu, é aprovado, vai fazer o cadastro na universidade. Só que, quando ele vai fazer o cadastro, não observa no edital quais são as documentações que tem que entregar. Então ele não coloca toda a documentação, e o processo dele é indeferido”. Por isso, ela enfatiza a necessidade de que, antes de se inscrever, os concorrentes às vagas observem com cuidado o edital correspondente, disponível no site da instituição, no qual a documentação está explicitada e, quando necessário, disponível para baixar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de janeiro de 2026.