Até dia 6

IPC vai emitir nova identidade

publicado: 21/11/2023 09h57, última modificação: 21/11/2023 09h57
Carteira de identificação terá padronização nacional, verificação por QR Code e versão digital do documento
1 | 5
A convocação de papiloscopistas e adequação do sistema integrado ao nacional vai garantir a mudança - Foto: Roberto Guedes
2 | 5
3 | 5
4 | 5
"Nos próximos dias estaremos diminuindo esse prazo para entrega da carteira de identidade" Acídio Furtado" - Foto: Roberto Guedes
5 | 5
"A demora para receber a nova carteira é porque o sistema não tinha sido atualizado" José de França Monteiro - Foto: Roberto Guedes
2023.11.20_novo RG © roberto guedes (21).jpg
2023.11.20_novo RG © roberto guedes (49).jpg
2023.11.20_novo RG © roberto guedes (70).jpg
2023.11.20_novo RG_acidio pereira © roberto guedes (111).jpg
2023.11.20_novo RG_josé de frança  © roberto guedes (81).jpg

por Julio Silva*

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Paraíba deve começar até o dia 6 de dezembro. A informação foi confirmada pelo chefe do Núcleo de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica (IPC), Acídio Furtado. O sistema para a emissão do documento está em fase de testes e, nos próximos dias, a programação para o início do processo deve ser divulgada.

“Toda a parte técnica e de logística já foi feita com a Receita Federal, o Ministério da Justiça, com o Gov.br, e estamos na fase de teste. Toda a equipe está há uma semana verificando erros de comunicação do sistema”, explicou

A carteira de identidade atual terá validade até 28 de fevereiro de 2032 - porém, a recomendação para quem já fez a carteira há muito tempo é de que atualize o documento. Acídio acrescenta que uma das mudanças com a nova identidade é que o documento passará a ter prazo de validade - ou seja, terá de ser renovado de tempos em tempos, como acontece com a carteira de habilitação ou o passaporte, por exemplo.

“A atualização pode ser feita de forma gradativa, conforme a necessidade. Mas a CIN passa a ter um prazo de validade - para crianças de zero a 12 anos incompletos, será de cinco anos; de 12 a 60 incompletos, 10 anos, e dos 60 em diante, o prazo será indeterminado”, explicou Acídio.

Tempo de espera

2023.11.20_novo RG © roberto guedes (70).jpg
Foto: Roberto Guedes

Com as mudança de sistema o prazo para retirar as carteiras de identidade nas Casas da Cidadania será reduzido. O metalúrgico José de França Monteiro contou que chegou a esperar 45 dias para buscar os documentos das filhas.

Com a nova identidade e sistema, José de França Monteiro espera que tempo para entrega seja diminuído. “Acho que a demora para a nova carteira é porque o sistema não foi atualizado, A maioria dos estados já está fazendo”, disse.

Acídio Furtado ressaltou que o IPC está trabalhando para que, nos próximos 60 dias, o tempo de espera para quem solicita uma nova identidade na capital e em Campina Grande diminua para apenas cinco dias.

“Tínhamos uma dificuldade de recursos humanos, principalmente, de papiloscopistas. O governo chamou 45, que já estão trabalhando, e nos próximos dias estaremos diminuindo esse prazo. Para o interior, o prazo é maior pela questão de logística.Para uma cidade muito longe, temos que ter uma quantidade para enviar”, disse.

Estados vão ter que “correr”

O Decreto no 11.769/2023, do Governo Federal, estabeleceu que a partir de 6 de dezembro, os órgãos expedidores dos documentos de identidade estão obrigados a emitir a CIN. Atualmente, 12 estados já estão emitindo as novas carteiras.

O prazo para os estados restantes foi adiado por motivos técnicos por duas vezes - inicialmente, era 6 de março, passou para 6 de novembro e, depois, adiado novamente para 11 de janeiro de 2024. O decreto, no entanto, antecipou o prazo para o início do próximo mês.

O que muda com a nova carteira ?

• O documento vai estabelecer um padrão de identificação para os 26 estados e o Distrito Federal, além de tornar o CPF o número de registro nacional
  • Entre os novos elementos de segurança da nova carteira estão um QR Code, que vai permitir verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone, além do MRZ - um código de padrão internacional, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna ainda um documento de viagem
  • O documento também terá versão digital, que poderá ser acessada pelo aplicativo Gov.br

Adesão

Estados que já estão emitindo a nova carteira

• Acre
  • Alagoas
  • Amazonas
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Minas Gerais
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de novembro de 2023.