Iphaep autoriza requalificação do prédio do antigo Cine Capitólio

publicado: 06/04/2022 08h45, última modificação: 06/04/2022 08h45
Cine Capitolio Foto Codecon PMCG.jpg

Foto: Codecom/PMCG

Após duas décadas de grandes imbróglios, a Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria de Planejamento (Seplan), obteve a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) para a requalificação do prédio do antigo Cine Capitólio, localizado no centro da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima, durante uma live em suas redes sociais.

A conquista foi possível graças ao diálogo mantido pela Seplan, com o Iphaep, fazendo a adequação do projeto de requalificação do antigo cinema às exigências técnicas e legais do Instituto. O projeto foi criado pela equipe de arquitetos e urbanistas da Seplan.

Algumas revisões e adaptações foram realizadas, ao longo das reuniões, o que possibilitou a finalização de um projeto que resgata a memória afetiva do antigo cine-teatro, coerente com a normatização do Iphaep.

A coordenadora de Arquitetura e Ecologia do Iphaep, Gabriella de Oliveira Lima, ressaltou que o trabalho está adequado às normas e leis que regem o patrimônio histórico. “Analisamos o projeto e não havia nenhuma arbitrariedade e nenhum problema que pudesse indeferir a execução da requalificação. Tudo está dentro das normas e regras. É um projeto muito importante para Campina Grande”, disse a arquiteta.

Diálogo

Para o secretário de Planejamento de Campina Grande, Felix Araújo Neto, a requalificação do Cine Capitólio é a realização de um sonho. Ele ressaltou que o desembargo só foi possível graças ao diálogo construído entre o Iphaep e a Prefeitura, obedecendo as diretrizes e normas. “Estamos muito felizes com essa vitória. Desde o início da gestão nos aproximamos do Iphaep e trabalhamos para que o projeto atendesse às necessidades locais, respeitando as recomendações do Instituto”, explicou Felix Neto.

História

Inaugurado em 20 de novembro de 1934, o Cine Capitólio era o mais moderno e imponente cinema da cidade. Entre outras ações, eram exibidos filmes inéditos, possuía ar-condicionado e tela de melhor qualidade para a época. Passou por mudanças estruturais e passou a comportar pelo menos mil pessoas.

O Cine Capitólio também foi o principal auditório da cidade e recebeu espetáculos teatrais, festas sociais, políticas e culturais, palco de discursos de pessoas ilustres como Carlos Lacerda e Assis Chateaubriand, apresentações de Dalva de Oliveira e Caubi Peixoto e outros, até a construção do Teatro Municipal Severino Cabral, em 1963. Após o fim de suas atividades, o Cine Capitólio foi adquirido pela Prefeitura de Campina Grande. Posteriormente, em fevereiro de 2000, o Iphaep realizou o tombamento da edificação.