MODERNOS E SUSTENTÁVEIS

JP terá 400 novos abrigos de ônibus

publicado: 12/09/2024 08h51, última modificação: 12/09/2024 08h51
Em chapa galvanizada, estruturas têm espaço para PCDs, tomadas para carregar celular e iluminação em LED
klm.jpg

Conforme a Semob, já há pelo menos 30 novos equipamentos instalados na capital paraibana | Foto: Carlos Rodrigo

A cidade de João Pessoa terá 400 novos abrigos em suas paradas de ônibus. De acordo com a prefeitura, já há, pelo menos, 30 abrigos instalados. O projeto e a distribuição dos novos equipamentos, que foram pensados para oferecer mais conforto e acessibilidade ao usuário, são de execução da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead).

Tipos
Da orla marítima à Zona Sul, serão quatro modelos de cobertura, com diferenças no número de assentos; o tipo mais simples tem somente um totem

De acordo com o superintendente Expedito Leite Filho, da Semob, toda a capital será beneficiada. “A intenção é que sejam instalados desde a orla marítima até a Zona Sul. As novas paradas têm coberturas, iluminação e bancos modernos, com acessibilidade para pessoa com deficiência”, disse.

Serão quatro modelos de cobertura, todos construídos com chapa galvanizada. Os quatro primeiros têm espaço para PCDs, tomadas para carregador de celular e iluminação em LED, com diferença na quantidade de assentos: o primeiro, que estará em 220 equipamentos, tem cinco lugares, enquanto o segundo e o terceiro contarão com quatro e três assentos, respectivamente. O último modelo é o mais simples, com apenas um totem. “Inicialmente, estamos instalando as coberturas do primeiro tipo”, detalhou Marco Borba Almeida, diretor de Planejamento da Sead.

Eficiência

A instalação dos 400 novos abrigos de ônibus é fruto do Programa João Pessoa Parcerias, que tem por objetivo tornar a cidade uma referência em eficiência, responsabilidade fiscal, transparência e sustentabilidade financeira e ambiental. O projeto possui governança própria, com decisões tomadas de forma colegiada, com apoio do Comitê Gestor de Parceria Público-Privada (PPP), regulamentado pela Lei Municipal no 12.875/2014. Os estudos foram realizados diretamente pela Prefeitura Municipal, por meio dos comitês técnicos criados pela Sead ou por meio de Manifestação de Interesse Privado (MIP) aprovada pelo Comitê Gestor .

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2024.