No próximo sábado (12), será o Dia das Crianças. Mas o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, não esperou a data chegar para dar início à sua programação especial. A série de atividades educativas e de lazer preparada pelo setor de Educação Ambiental e Zoológico teve início ontem, nos dois turnos, começando às 9h e às 14h: a Trilha da Biodiversidade, pela manhã, e uma visita ao Recinto das Aves, à tarde. Até o dia 27, o espaço proporcionará um ambiente divertido e enriquecedor para esse público.
Piquenique dos Animais, Passarinhar, visita ao recinto das aves, Trilha da Biodiversidade e banho de sol dos animais, além de jogos, exposições e promoção de cuidados pessoais estão nessa programação — pensada, segundo a diretora da Bica, Milena Simões, para envolver crianças e adultos. “Em um dia como hoje, por exemplo, além das oficinas de educação ambiental e zoológico, haverá, em parceria com a Uninassau, uma área para a prática de funcional infantil e para atendimentos em odontopediatria, além da disponibilização de um postinho de enfermagem, no qual os acompanhantes poderão verificar a pressão e a glicemia”, destacou.
Amanhã, o Núcleo de Terapias e Práticas Inclusivas da Saúde (Nupics) oferecerá serviços como auriculoterapia e ventosaterapia, entre outras, com o terapeuta Zenildo Souza; na sexta-feira (11), haverá uma caminhada com alongamento, a partir das 8h. No sábado (12), o Exército brasileiro participará da programação, com equipamentos e dinâmicas para interagir com o público. A iniciativa privada, por meio da empresa São Braz, também realizará atividades nesse dia. Haverá ainda a apresentação de uma banda marcial na área do Lago das Cinco Fontes, oficinas de pintura em gesso e de slime, pintura de rosto e apresentação de palhaços, entre outras atrações.
A Bica também promoverá algumas atividades que integram o público jovem. No sábado, haverá uma oficina de K-pop. No dia seguinte, é a vez de um encontro de cosplays. No fim de semana dos dias 19 e 20, acontecerá uma atividade em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no sábado. No domingo, um encontro de jogos de tabuleiros e de videogames. Nos dias 26 e 27 deste mês, essa mesma programação se repetirá.
Visitantes
Ontem, a coordenadora do Sistema de Ensino Conviver, Aniele Ferreira, estava na Bica, acompanhada de professoras da escola e de cerca de 60 alunos, em visita ao local. Ela destacou como essas atividades são importantes para as crianças. “As crianças têm o conhecimento teórico, que é trabalhado em sala de aula. Aqui, elas têm a vivência. É muito importante, para elas, estar aqui, ver de perto, observar as características dos animais, saber como os animais são cuidados e qual a importância de se preservar a natureza”, afirmou.
Vindo da cidade de Conde, um grupo de cerca de 25 alunos, capitaneado por Helioeny Carvalho, integrante da sub-gerência municipal da Educação Infantil, também estava visitando a Bica, como parte das atividades alusivas ao Dia das Crianças promovidas pela prefeitura local. “Todo ano, fazemos esse passeio comemorativo. Trazê--los aqui para ver os animais e poder passear à vontade, em contato ainda mais próximo com a natureza, é um evento que eles amam”, disse.
Já a dona de casa Bruna Diniz, que veio de Lagoa Seca, com o marido e os três filhos, para curtir uns dias em João Pessoa, aproveitou a oportunidade para conhecer a Bica. “É a primeira vez que a gente vem. É maravilhoso, meus filhos estão encantados!”, afirmou. Para quem também quiser aproveitar a programação do parque, a entrada custa R$ 3. Crianças até sete anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos têm acesso gratuito.
Quem disse que saúde não rima com diversão?
O Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento infantil em João Pessoa, também preparou uma programação especial em alusão ao Dia das Crianças, voltada aos pacientes da unidade. As atividades, que começaram na segunda-feira passada, seguem até o dia 13, na brinquedoteca da instituição.
Brincadeiras de pescaria, pintura facial, teatro infantil, musicalização, oficinas de pintura e de culinária, apresentação do Coral Jovem Instituto Unimed e contação de histórias estão na programação, até a próxima sexta-feira. No sábado pela manhã, as crianças receberão a visita do Cão Hulk e da equipe de voluntários do Projeto Criança Feliz. Encerrando a programação, no domingo, o Grupo Sorriso Aberto comandará as atividades.
Já o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba, também está realizando a Semana das Crianças. O principal objetivo é promover a confraternização entre os pequenos internos, além de levar alegria e diversão a pacientes e acompanhantes. O evento acontece até a próxima sexta-feira, na brinquedoteca da unidade.
A programação contará com sessões de cinema, terapia com cachorros, brincadeiras de época, jogos, dicas de higienização bucal, apresentação de fantoche, decoração colorida, lembrancinhas, brinquedos, bingo e, para encerrar, uma grande festa no hall da farmácia do hospital, com a presença de super-heróis, palhaços e animadores.
Feira da Criatividade Infantil oferece opções de brinquedos
Se a preocupação é o presente do Dia das Crianças, uma boa opção pode ser a Feira de Criatividade Infantil, que acontece no Home Center Ferreira Costa, localizado na BR-230, sentido Cabedelo. O evento oferece opções de brinquedos, adereços, itens de decoração e outros produtos, todos feitos por artesãos paraibanos. A iniciativa é uma promoção da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde-PB) e do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com a empresa Ferreira Costa.
Na feira, podem ser encontrados brinquedos como as bonecas de pano produzidas pela artesã Daisa Antônia, de João Pessoa, e os amigurumis (bonecos feitos de tricô e crochê), da artesã Marcela Vitoriano da Silva, de Cabedelo. Ambas participam de exposições há vários anos e não se furtam de elogiar essas iniciativas. “São momentos muito bons, pois, além de vender durante a feira, também fazemos contato para encomendas futuras”, ressaltou Daisa. “É muito importante para expor e comercializar o artesanato paraibano”, acrescentou Marcela.
A Feira de Criatividade Infantil, que acontece até o domingo (13), também conta com a participação do projeto Castelo de Bonecas, que expõe e comercializa bonecas de pano confeccionadas por reeducandas do Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão, por meio de um projeto de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de outubro de 2024.