Lei seca é intensificada nas estradas de acesso a CG

publicado: 16/06/2018 00h05, última modificação: 16/06/2018 09h01
Tráfego na BR 230

O fluxo de veículos neste final de semana será intenso e os órgãos de segurança farão rigorosa fiscalização - Foto: Evandro Pereira

tags: lei seca , campina grande , estradas

Teresa Duarte

A operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) com apoio da Polícia Militar que intensificaram as fiscalizações em Campina Grande, com objetivo de coibir a pratica de embriaguez ao volante. A operação foi iniciada com a abertura do Maior São João do Mundo, no último dia 8 e 35 motoristas já foi flagrado pelos agentes dirigindo sob a influência de álcool.

De acordo com o Major Castro Chefe da Divisão de Policiamento e Coordenador da Operação Lei Seca, no último final de semana 29 condutores foram pegos dirigindo sob o efeito de álcool. “Além dos motoristas que foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool, nós fizemos autuações por infrações diversas, apreendendo veículos por estarem em desacordo com o código de transito como licenciamento vencido e condutor não habilitado.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o condutor de veículo flagrado sob efeito de álcool está sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70. Além da multa, o infrator perde sete pontos na carteira, tem a carteira de habilitação recolhida e seu direito de dirigir suspenso por até 12 meses. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o condutor responderá pela cassação da CNH pelo período de dois anos e, nos testes com resultado superior a 0,34mg/l, a situação vira crime de trânsito.

Já a Operação Festejos Juninos 2018 da PRF teve inicio em todo o país à zero hora do último dia 1º e se estenderá até às 23h59 do dia 1º de julho próximo. A principal novidade em relação a operação deste ano é que agora ela faz parte do calendário nacional da PRF, pois a direção geral do órgão em Brasília, entende que essa operação tem importância muito grande para os objetivos que a policia tem em relação a redução no número de acidentes e de vitimas nas rodovias do Brasil.

Na Paraíba, conforme o assessor de imprensa do órgão, agente Francenildo Fortunato, existe duas rodovias de grande fluxo de veículos que são a BR 101 (que liga de Norte ao Sul do Brasil) e a BR 230 (que liga de Leste a Oeste o Brasil). “Essas rodovias tem uma importância muito grande para o país e, conseqüentemente, nessa época do ano, nessas duas rodovias, podem ter um impacto significativo naquilo que é o nosso objetivo em termos de Brasil”.

A fiscalização da PRF vai priorizar algumas áreas, a exemplo da questão da bebida alcoólica, fazendo a utilização dos etilômetros em todos os pontos de fiscalização. Conforme o agente várias equipes estão distribuídas em todo o Estado utilizando radares portáteis para aferir a velocidade em que os veículos estão transitando, sempre observando e pedindo também as pessoas que vão viajar que observem os limites de velocidades da via, “as agentes observaram quatro itens que serão bastante exigidos em cada abordagem, ou seja, nos veículos (exigência do sinto de segurança para todos os ocupantes e, em caso de estar transportando crianças a exigência da cadeirinha), motocicleta (exigência do capacete como equipamento de segurança obrigatório)”, explicou.

A PRF priorizará ações preventivas para redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas ou ciclomotores. O planejamento da Polícia Rodoviária Federal faz parte de esforços de vários organismos nacionais e internacionais para a redução da violência no trânsito.

Viaje com segurança

O planejamento é fundamental para uma viagem mais segura e tranquila. A PRF alerta que esse planejamento deve levar em consideração a duração da viagem, a hora prevista de chegada ao destino e pontos de parada para alimentação, descanso e abastecimento. A falta de planejamento pode resultar no excesso de velocidade, quando o condutor quer chegar ao destino mais rápido, consequentemente, aumenta os riscos de acidentes.

Dicas de trânsito

A PRF recomenda aos motoristas algumas condutas para que façam uma viagem mais segura:

Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar: verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
Planeje a viagem: lembre-se de programar paradas em locais adequados para abastecimento, alimentação e descanso;
Mantenha a atenção na rodovia: respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível aos demais condutores e pedestres;
Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento: isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente.