dia das mães

Limpeza em cemitérios é intensificada para receber visitantes

publicado: 03/05/2024 09h35, última modificação: 03/05/2024 09h35
Maria-Gomes-trabalha-com-limpeza-de-túmulos---Julio-Cezar-Peres.jpg

A zeladora Maria passou a frequentar o Monte Santo desde os dois anos, acompanhando a avó e a mãe, que trabalhavam no local | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira e Lusângela Azevêdo*

A Prefeitura de Campina Grande já começou a preparar os nove cemitérios da cidade para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. A ação é coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) em conjunto com zeladores e faxineiros contratados de forma particular pelas famílias.

O gerente dos cemitérios, Fernando Silva, contou que, depois do Dia de Finados, o Dia das Mães é o de maior movimento nos espaços. Só no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Monte Santo, por exemplo, a expectativa é receber de oito a nove mil visitantes. Para receber os familiares que irão visitar seus entes queridos no Dia das Mães, os cemitérios de Campina funcionarão das 6 às 18h.

De acordo com ele, a preparação começou no mês de abril. “Desde o dia 29, já estamos realizando serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e nos arredores das covas e sepulturas”, afirmou.

Data
Depois do Dia de Finados, a data que homenageia as mães de todo o país é o período que mais atrai pessoas aos cemitéirios

Cícero Bezerra é um dos funcionários da prefeitura que trabalha na limpeza dos túmulos do Cemitério Nossa Senhora do Carmo há mais tempo. Ao todo, são 34 anos se dedicando a construir um ambiente tranquilo, tanto para os familiares que visitam, quanto para os que já partiram. “Toda a minha vida foi construída aqui, desde 1985 sou gari de cemitério. No Dia das Mães, a gente sempre tem que dar uma caprichada a mais, às vezes ficamos um pouquinho até depois do horário, para deixar o espaço agradável para os filhos, os netos, que chegam para visitar”, contou Cícero.

Outras pessoas que ajudam com essa tarefa são as zeladoras contratadas pelas famílias. Maria Gomes tem 66 anos e, desde os dois, frequentava o cemitério do Monte Santo com a sua mãe e a avó, que também eram zeladoras. “Eu cresci aqui, minha mãe vinha para limpar os túmulos e me dava uma latinha de leite com água para eu ajudar. Todos os meus quatro filhos criei com o dinheiro que ganho aqui. Por dia, eu limpo duas ou três sepulturas, por semana deve dar umas doze. É importante deixar tudo organizado e bem cuidado, porque a gente já vê tanto sofrimento aqui, é tão doloroso passar o Dia das Mães assim. Então, a nossa forma de ajudar com essa dor é cuidando dos túmulos da melhor forma possível”, explicou Maria.

Público no município de Patos deve chegar a 30 mil pessoas

No Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, muitos filhos se apegam à visita aos cemitérios como forma de relembrar o carinho de quem já se foi fisicamente, mas se eternizou na memória. Nesse dia, são esperados cerca de 30 mil visitantes nos cemitérios públicos de Patos, no Sertão do Estado. Pensando nesse cenário, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começou o  a intensificar os serviços de manutenção nos espaços, para deixar os locais mais preservados para as homenagens. O horário de funcionamento também será ampliado, vai das 5h às 19h.

Cemitérios do município vão receber visitantes no horário entre 5h e 19h

“Na semana passada, nós iniciamos os serviços de limpeza no Cemitério Santo Antônio, onde estamos finalizando a questão de poda. Já no Cemitério São Miguel, com mais um dia de serviço, finalizamos essa parte de limpeza, e os trabalhos no Cemitério São Judas também seguem no mesmo ritmo. Agora, vamos ficar dependendo apenas da diminuição das chuvas para realizarmos os demais reparos externos: pintura de meio-fio, e o serviços de iluminação”, disse secretário da pasta, Olegário Freire

Além dos trabalhos realizados periodicamente, agentes municipais estão realizando serviços de capinação, varrição, roça, coleta, pintura de meio-fio, tanto na parte interna quanto nas calçadas, e remoção de resíduos sólidos nas áreas próximas aos túmulos e nas vias de acesso aos cemitérios. Posteriormente, uma equipe cuidará da limpeza durante o dia de domingo (12), nos três turnos nos cemitérios São Miguel, no bairro Belo Horizonte; Santo Antônio, no Monte Castelo; São Judas Tadeu e São João Batista, no bairro da Vitória; e no cemitério do distrito de Santa Gertrudes.

Os órgãos de segurança pública, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a organização pública também atuarão para assegurar o bem-estar de visitantes e vendedores na data comemorativa.

Missa

O Cemitério Parque Memorial Jardim da Paz, promoverá missa tradicional em homenagem ao Dia das Mães, no domingo (12), às 10h. A celebração acontece na Sala de Velório Central e será aberta ao público.

Confira o endereço dos cemitérios em Patos

- Cemitério São Miguel: Rua Horácio Nóbrega, s/n - Bairro: Belo Horizonte;
- Cemitério Santo Antônio: Rua José Crispim – Bairro: Monte Castelo;
- Cemitério São Judas Tadeu: Rua Antônio Leite Oliveira, 192 – Bairro: Vitória;
- Cemitério São João Batista: Rua Félix Araújo, s/n, - Bairro: Vitória;
- Cemitério do Distrito de Santa Gertrudes: Rua José Nunes Leite, 569, Santa Gertrudes;
- Cemitério Parque Memorial: Jardim da Paz -BR-230, Km 328, Vila Mariana

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de maio de 2024.