festa das neves

Louvor e música popular marcam os últimos dias

publicado: 02/08/2024 09h39, última modificação: 02/08/2024 09h39
Atrações diversas animam e comovem pessoenses até o próximo dia 5
1 | 3
Além de shows de nomes como o cantor Felupe, que se apresentou ontem, evento tem brinquedos como roda-gigante e carrossel | Fotos: Daniel Silva/Secom-JP
2 | 3
Fotos: Daniel Silva/Secom-JP
3 | 3
Fotos: Daniel Silva/Secom-JP
1f9196bc-c239-4b23-babf-45d1cd946d42.jpg
05af687f-b723-16aa-d821-59a42c0b091e.jpg
d25119a0-5f39-287e-acbb-fdd5eead3aab.jpg

por Camilla Barbosa*

A 439a edição da tradicional Festa das Neves se encaminha para seu encerramento. A programação da festividade, que é realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), teve início no último sábado (27) e se estende até a próxima segunda-feira (5), quando será comemorado o Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana, e o aniversário de 439 anos da cidade.

Entre barracas de alimentação e brinquedos como roda-gigante e carrossel, uma das características intrínsecas à Festa das Neves diz respeito à sua capacidade de envolver um público eclético. As estruturas montadas no Parque Solon de Lucena, que também têm recebido diversas apresentações durante os últimos dias, visam acolher da criança ao idoso, sejam eles religiosos ou não, e todos os que desejem prestigiar o evento — o qual, nas palavras de Marcus Alves, diretor-executivo da Funjope, “tem o perfil de ser uma festa de caráter popular, religioso e profano”.

Tradição
De acordo com Marcus Alves, gestor da Funjope, programação deste ano buscou dar destaque a culturas populares e literatura de cordel

“A gente tem realizado a Festa das Neves aqui, no Parque Solon de Lucena, já há três anos. É uma festa que integra diversas culturas; esse é o conceito com que nós trabalhamos, a ideia da diversidade cultural. Por isso, nós colocamos [na programação] culturas populares e literatura de cordel, trouxemos uma sequência de shows de grandes nomes da música paraibana e, também, convidados reconhecidos em nível nacional. Isso é muito importante para todos nós”, pontuou Marcus.

Só foi possível materializar essa ideia para o evento, segundo o gestor da Funjope, por meio da integração e da soma de forças dos diversos agentes públicos envolvidos em sua organização. “Temos a tranquilidade de ofertar à cidade de João Pessoa um ambiente seguro, porque contamos com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal e toda uma rede de instituições que nos ajuda a realizar a Festa das Neves, como as Secretarias de Saúde, de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano — todas se envolvem no processo para garantir o sucesso da festa”, frisou.

Agenda de shows inclui outros locais

Além de uma missa de abertura com o padre Reginaldo Manzotti, a programação no Parque Solon de Lucena, que tem dois palcos montados (sendo um deles exclusivo para manifestações da cultura popular), incluiu shows de Tuareg’s, Vanessa Santos e Felupe — que se apresentou ontem. Hoje, a festa ficará por conta de Kelly Silva e Walkyria Santos, a partir das 19h, e, amanhã, os destaques serão Gera Almeida e Babado Novo, no mesmo horário.

Com a cantora Roberta Miranda e o grupo Caronas do Opala, o domingo (4) marcará o último dia da agenda musical no Parque Solon de Lucena, já que na segunda-feira (5), celebrando o aniversário de fundação de João Pessoa, o polo da festa será transferido para o Busto de Tamandaré, em Tambaú, onde se apresentarão as bandas Cavaleiros do Forró e Calcinha Preta. “Eu convido toda a família pessoense a comparecer ao Parque Solon de Lucena, até o domingo, quando a gente vai apresentar um show belíssimo de Caronas do Opala e Roberta Miranda. Não tenho dúvida de que será uma noite de pleno sucesso, como têm sido todas as noites aqui”, ressaltou o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Fora da programação oficial da Festa das Neves, além das atrações no Parque Solon de Lucena e em Tambaú, haverá ainda, na segunda-feira, um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba junto à cantora Lucy Alves. O evento ocorrerá às 20h30, na Praça do Povo do Espaço Cultural, sob regência do maestro Gustavo de Paco de Gea. Mesmo com entrada gratuita, os organizadores solicitam que os espectadores contribuam com a doação de 1kg de alimento não perecível, destinada a instituições locais de assistência social.

Lucy Alves e Calcinha Preta se apresentarão no dia do aniversário da capital

Programação religiosa

Hoje, às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, a Santa Missa será presidida pelo padre Fábio Galdino, referencial para a Pastoral da Catequese. Já amanhã, serão realizadas duas celebrações da Santa Missa: uma às 11h, presidida pelo padre Thiago Carvalho; e outra às 19h, pelo padre Pedro Patrício, referencial da Pastoral de Saúde. Por sua vez, o domingo terá a Santa Missa presidida pelo padre Jerônimo Batista, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) — Regional Nordeste II.

A segunda-feira terá quatro momentos religiosos: às 9h, a bênção sobre a cidade e o estado, com a imagem de Nossa Senhora das Neves, além  da Santa Missa Solene, presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba; às 12h, a Santa Missa com Unção dos Enfermos, presidida pelo padre Sandro Santos; às 15h, o Santo Terço, com o grupo do Terço dos Homens; e às 16h, finalizando as celebrações, a Santa Missa de encerramento, antecedendo a procissão com a imagem da padroeira e a Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de agosto de 2024.