Quem atravessa o cruzamento da Avenida Vasco da Gama com a Rua Prefeito Osvaldo Pessoa, próximo ao Centro Administrativo do Estado, no bairro de Jaguaribe, precisa ficar atento: a pintura que sinaliza a faixa de pedestres está gasta e com baixa visibilidade. Assim como o cruzamento, outros pontos em João Pessoa estão com o mesmo problema. O desgaste na pintura da sinalização atrapalha a visão dos motoristas e pode oferecer risco aos transeuntes.
Sergio Murilo, servidor público que atravessa o local, pelo menos, quatro vezes ao dia, reclama que a baixa visibilidade da faixa de pedestres é um problema sério, especialmente para os idosos.
“Aqui tem fluxo de idosos, andamos mais devagar e há o risco de um carro não prestar atenção na faixa, que está quase apagada”, diz o pedestre, lembrando que a solução pode ser bem simples. “Basta fechar a rua à noite. Não atrapalha o trânsito e, rapidamente, isso se resolve”, afirmou Sérgio.
Semob-JP
De acordo com a Divisão de Sistema Viário da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), existem na capital 2.912 faixas de pedestres, e um trabalho ininterrupto de revitalização da pintura das faixas. No caso das avenidas com maior fluxo de veículos, o serviço é feito à noite para evitar transtornos ao tráfego de veículos.
Ainda de acordo com informações da Semob-JP, enviadas por meio de nota, em 2023 foram revitalizadas a pintura de 497 faixas de pedestres. “Através do contato (83) 98760. 2134, do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) da Superintendência, os moradores da capital podem informar os pontos em que as faixas de pedestres precisam de revitalização na pintura”.
A nota ainda informou que a “Semob/JP prioriza a manutenção da sinalização viária para que esteja sempre nas melhores condições de visualização e, assim, cumpra a sua função de garantir segurança a pedestres e condutores de veículos”.
Saiba Mais
O artigo 70, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mostra que os pedestres que estiverem atravessando a via pública sobre a faixa de pedestre têm prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do próprio CTB. Isso significa que carros, caminhões, ônibus, motos e bicicletas precisam parar e dar preferência ao pedestre.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de janeiro de 2024.