FESTA NO UP GARDEN

Mais de 40 pessoas ficam feridas

publicado: 30/04/2024 08h47, última modificação: 30/04/2024 08h47
Até o fechamento desta edição, quatro vítimas seguiam internadas no Hospital de Emergência e Trauma
1 | 3
Telhado e grid metálico desabaram sobre artistas e parte do público, na noite do domingo
2 | 3
Fotos: Evandro Pereira
3 | 3
Desabamento-Estrutura-Casa-de-SHOWS_F33.jpg
Desabamento-Estrutura-Casa-de-SHOWS_F.jpg
Desabamento-Estrutura-Casa-de-SHOWS_F4543.jpg

por Daniel Abath*

Quatro das 46 vítimas do acidente na casa de eventos UP Garden, localizada no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, seguiam internadas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena até o início da noite de ontem. De acordo com boletim médico, os pacientes, que têm entre 20 e 42 anos, estavam em quadro clínico estável. Ainda conforme o comunicado, 23 homens e 23 mulheres se feriram após o telhado da casa de shows desabar. O acidente aconteceu na noite do domingo (28).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a UP Garden não tinha alvará de funcionamento e não possuía qualquer documento que comprovasse vistoria e autorização para realização do evento. O telhado da área do show e o grid metálico que abrigavam as estruturas de som e palco desabaram sobre artistas e parte do público durante a comemoração do aniversiário do cantor e organizador do evento, Gustavo Sagaiz. O acidente teria acontecido em função do vento e da forte chuva que atingia a casa de eventos.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o cantor Gustavo Sagaiz lamentou o acontecido. Na mensagem, ele também garantiu que não houve erro de instalação da estrutura metálica por parte de sua equipe. “Não tenho motivo para me esconder. O que caiu não foi o nosso palco, foi a estrutura da casa. Se não fosse o nosso grid de palco, o pior tinha acontecido. O grid do palco segurou tudo”, disse.

Os responsáveis pela UP Garden não se pronunciaram sobre o ocorrido. O Corpo de Bombeiros interditou o local por tempo indeterminado. As vítimas poderão acionar a Justiça contra os donos da casa de eventos.

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena começou a receber as vítimas do acidente por volta das 23h. Os feridos foram socorridos em sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e cinco unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, além de veículos particulares. Ontem, equipes médicas chegaram a classificar como grave o estado de saúde de três pacientes. No entanto, ao longo do dia, houve melhora no quadro clínico e a situação deles passou a ser considerada estável.

Investigações

Além do Corpo de Bombeiros, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-PB) também apura o caso. O fiscal Ruan Ébano, que participou de vistorias na manhã de ontem, explicou que na UP Garden havia estruturas fixas e temporárias. Os responsáveis técnicos por essas estruturas devem ser ouvidos, assim como os encarregados pela sonorização, iluminação e grid do palco.

“A recomendação do Crea-PB é de que esses eventos temporários, principalmente os realizados nos fins de semana, emitam a documentação técnica com urgência”, afirmou Ruan.

Alerta

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB), Ricardo Vidal, destacou a importância de casas de shows contratarem profissionais técnicos responsáveis por seus eventos, a exemplo de arquitetos e engenheiros. Para arquitetos, é exigido o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), enquanto no caso dos engenheiros o documento necessário é a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de abril de 2024