Notícias

Dia d contra gripe

Mais de 56 mil doses são aplicadas

publicado: 21/05/2024 08h31, última modificação: 21/05/2024 08h35
Dados parciais baseiam-se nas informações de 196 municípios; mais 8.675 vacinas de outras doenças foram aplicadas
vacinação Dia D - Secom PB.jpg

Objetivo da ação foi ampliar a cobertura vacinal para síndromes respiratórias | Foto: Secom-PB

O “Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe)” realizado, no sábado, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os 223 municípios imunizou 64.736 pessoas,  sendo 56.061 doses  para Influenza e 8.675 doses para vacinas de rotina. Os dados são parciais, baseados nas informações de 196 municípios.

A ação contou com a presença do Zé Gotinha, que visitou, junto com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, vários pontos de vacinação em Campina Grande. Quanto à cobertura vacinal neste Dia D de Vacinação contra a Influenza, a Paraíba está até o momento com a cobertura total de 39,88% (idosos: 40,01%; crianças: 38,75%; gestantes: 37,45%; puérperas: 28,48%; e população indígena:62,84%), entretanto a meta é de vacinar pelo menos 90% desse público-alvo.

Neste Dia D, os cinco municípios que mais vacinaram contra a Influenza foram Campina Grande (6.105 doses), Patos (4.890 doses), João Pessoa (4.489 doses), Sousa (3.558 doses) e Sapé (2.016 doses).

O secretário Jhony agradeceu a todos os trabalhadores de saúde envolvidos no Dia D e à população que atendeu ao chamamento, principalmente, neste momento em que o estado decretou situação de emergência devido à alta circulação dos vírus das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs).

De acordo com ele, o objetivo da SES, junto aos municípios, foi de ampliar a cobertura vacinal para síndromes respiratórias, como é o caso da Influenza, que podem causar consequências respiratórias, evoluir para graves complicações, por isso a população deve tomar vacina contra a gripe. “A participação da população no Dia D de Vacinação foi muito importante, pois vacina salva vidas e é uma forma de prevenir doenças. A mobilização realizada no último sábado reforça a importância da vacinação e amplia a cobertura vacinal para população paraibana, principalmente de crianças, idosos, gestantes e puérperas que são as pessoas com maior vulnerabilidade para hospitalização e agravamento da doença”, disse.

Campanha contra Influenza continua nos municípios paraibanos até o dia 31 de maio

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus.  A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, reforçou que a vacina contra a Influenza continua disponível nas Unidades de Saúde da Família dos 223 municípios paraibanos, durante todos os dias da semana, e que a campanha de vacinação contra a Influenza vai até o dia 31 de maio.

“Toda a população deve se vacinar, sobretudo a que forma o grupo prioritário, mas lembramos que, dentro desse grupo, os idosos, as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas são as pessoas com maior vulnerabilidade para hospitalização e agravamento da doença que pode levar a óbito. A população que não tomou a vacina deve procurar a unidade mais próxima para tomar a sua”, pontuou.

Campina atingiu maior número de imunização

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o Dia D de Vacinação da Influenza na cidade foi o maior da Paraíba. A Rainha da Borborema aplicou 6.360 doses de vacinas. A ação aconteceu em 67 pontos de imunização com duração das 8h às 22h.

Foram 5.110 doses de vacinas da Influenza e 1.250 vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, incluindo o imunizante da dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Depois de Campina Grande, o segundo município que mais vacinou foi Patos, no Sertão, com 4.890 doses; seguido da capital João Pessoa, com 4.489 vacinas; Sousa com 3.558 e Sapé com 2.016.

Secretário Jhony visitou locais de vacinação com o Zé Gotinha | Foto: Secom-PB

Na Rainha da Borborema, a grande novidade foi a vacinação na Feira da Prata e a abertura da Casa da Vacina, que vai passar a funcionar de forma permanente no Hospital Municipal Pedro I.

A campanha de imunização da Influenza segue acontecendo até o dia 31 de maio nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Centros de Saúde, na Maternidade do ISEA e no Terminal de Integração.

A campanha é direcionada a toda a população a partir dos seis meses de idade que ainda não foi vacinada contra a Influenza em 2024. A vacina protege contra três sorotipos do vírus: H1N1, H3N2 e um tipo de Influenza B, que são os responsáveis pelos casos mais graves da doença.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de maio de 2024.