Iniciativa ambiental da Sudema está inserida dentro do programa Paraíba Mais Sustentável do Governo do Estado

Mais incentivo à coleta seletiva

publicado: 13/12/2022 10h01, última modificação: 29/12/2022 15h05
Coleta seletiva Foto Free Pick.jpg

Através da coleta seletiva, Programa EduColetar tem como objetivo promover melhorias ambientais e sociais - Foto: Foto: Freepick

tags: projeto educoletar

por Alexsandra Tavares*

“Esse projeto vem complementar o Programa Paraíba Mais Sustentável, programa de Governo do Estado que faz com que os resíduos sólidos tenham a destinação correta”. A afirmação foi de Marcelo Cavalcanti, superintendente de Administração do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Sudema), durante o lançamento do projeto EduColetar, iniciativa estadual que vai incentivar a coleta seletiva, trazendo benefícios ambientais e sociais aos paraibanos.

O evento ocorreu ontem na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e reuniu representantes da Secretaria de Estado da Educação, de 10 prefeituras, da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), entre outros órgãos. “Com o EduColetar vamos capacitar professores e agentes de saúde para que trabalhem como multiplicadores de conhecimento junto aqueles que geram os resíduos. O objetivo é fazer com que tudo que puder ser reciclado, seja separado do volume total de lixo. Assim, os catadores poderão fazer a coleta de maneira mais ágil e levar esse material para ser reutilizado ou transformado”, explicou Marcelo.

A capacitação dos educadores e agentes de saúde que vão atuar no EduColetar vai ocorrer de forma individualizada, em cada município. No início do próximo ano, as cidades começarão a receber um diagnóstico, para depois ser traçada a melhor abordagem de se desenvolver o projeto.

Segundo Marcelo Cavalcanti, 85% dos municípios paraibanos já dão a destinação correta dos resíduos sólidos e o Governo do Estado, por meio do Paraíba Mais Sustentável, está implantando as usinas de beneficiamento dos resíduos sólidos em 72 municípios. O EduColetar chega nas cidades para estimular o reaproveitamento dos resíduos que podem ser reciclados, fazendo com que a população tenha a consciência de separar embalagens plásticas, de papel, de metal ou vidro, evitando que sejam jogados juntamente com o lixo comum.

Esse trabalho vai facilitar ainda o trabalho dos catadores. “A ideia é fazer com que a população faça a separação do lixo para que possamos fomentar as cooperativas de catadores. A partir dessa separação, a gente também contribui na questão social, porque aumentamos a receita desse pessoal”, disse Marcelo.

Os participantes do lançamento do EduColetar também receberam ontem uma cartilha com informações sobre reciclagem e preservação do meio ambiente. O diretor da Famup, Bevilacqua Maracajá, afirmou que realizou em alguns municípios o programa chamado Recicla, destinado a dar orientação aos catadores.

Segundo ele, a maior parte das prefeituras paraibanas não tem a coleta seletiva. “E agora, podemos ajudar a ampliar para que se tenha uma Recicla para todos, estendendo isso para que os municípios, por meio dos agentes comunitários de saúde e professores, orientem a população na questão da separação do lixo, corroborando com a orientação da Sudema e do Governo do Estado”.

Proposta envolverá também as prefeituras

Pelo menos 10 prefeituras paraibanas enviaram representantes para o evento. Uma delas foi a diretora de Agricultura e Meio Ambiente do município de Princesa Isabel, Maria Carleide da Silva. Ela afirmou que a cidade já tem um trabalho de coleta seletiva realizado “porta a porta” desde 2021, trabalhando a conscientização da população, bem o recolhimento do lixo separado pelas famílias. “Porém, ainda há a dificuldade de mostrar à população como é importante se fazer essa separação, e o Educoletar deverá nos ajudar muito nesse sentido”, enfocou.

Carleide estava acompanhada do professor José Alves da Silva, que falou sobre a necessidade de abordar temas sobre meio ambiente nas escolas. Ele disse que é muito importante se trabalhar a educação ambiental entre os estudantes, uma vez que dependemos do meio ambiente para sobreviver. “Com esse projeto da Sudema, vamos diminuir cada vez mais a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário da cidade”.

O agente de combate às endemias de Princesa Isabel, Clóvis Clementino da Silva, destacou que o recolhimento e descarte correto dos resíduos repercutem positivamente na saúde da população. “E se a população tiver a educação prévia a respeito disso, estará ajudando o meio ambiente e também à própria população a ter mais qualidade de vida. Sem falar que ajuda as pessoas a evitarem o desperdício”.

Outra prefeitura que participou do evento foi a de Pocinhos. Entre os representantes da cidade estava Valéria Maria Silva de Andrade, secretária adjunta de agricultura. Ela contou que o lixo de Pocinhos já é descartado em um aterro sanitário em Campina Grande e a cidade deverá receber no próximo ano um galpão de triagem do lixo para coleta seletiva. “A coleta seletiva vem para dar uma renda a mais a esses catadores e o EduColetar vai chegar, primeiramente, organizando os catadores”.

Já o coordenador do Meio Ambiente de Pocinhos, Jorge Ferreira Alves, salientou que a iniciativa da Sudema tem duas principais contribuições: ambiental e social. “Pois ajuda na inclusão social dos garis, dos catadores de lixo, e também reduz o impacto dos resíduos no meio ambiente. Em 2023 vamos estar firmes e fortes na coleta seletiva e na educação ambiental”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de dezembro de 2022.