Sedurb informou que intensificou a retirada de publicidades irregulares em espaços públicos nos últimos dias

Operação combate a poluição visual

publicado: 15/12/2022 12h28, última modificação: 29/12/2022 15h05
Fiscalização Semam 2 Foto Secom JP.jpg

Secretaria explicou que, nos últimos dias, verificou um aumento na cidade no volume de publicidade que desrespeita a legislação; as equipes da Sedurb têm realizado a remoção desses anúncios - Foto: Foto: Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mantém um rigoroso trabalho de fiscalização para coibir a publicidade irregular e poluição visual na cidade. A ação permanente é executada pela Divisão de Análise de Publicidade (Diap) e faz parte do projeto “Cidade Limpa”, mas precisou ser intensificada por conta do aumento da demanda nos últimos dias.

De acordo com Jair Soares, diretor de Paisagismo da Sedurb, a utilização de espaços públicos sem autorização contraria o Código de Posturas do município e está sujeita à notificação e pagamento de multa. Ele explicou que diariamente esse tipo de material é recolhido e providenciadas as medidas legais para responsabilizar os envolvidos.

“Diariamente, nossas equipes de fiscalização atuam para que as empresas e particulares regularizem ou removam qualquer tipo de publicidade irregular. É um trabalho constante, feito para garantir que a paisagem urbana não seja alvo de poluição”, ressaltou.

Jair Soares disse que recentemente, por exemplo, todas as empresas de outdoor foram notificadas para que promovam a retirada de tabuletas colocadas de forma irregular. De acordo com ele, foi dado um prazo de 30 dias para que ocorra a regularização das publicidades.

Como denunciar

Para informar algum tipo de irregularidade envolvendo publicidades, a
população pode entrar em contato com a Sedurb através do telefone 3218-9191.

Documentação a ser anexada ao processo para solicitar autorização da publicidade:

• Certidão negativa de débitos municipais;

• Cópias do CNPJ da firma e do alvará de
funcionamento;

• Contrato social de aditivos;

• CPF e RG (Representantes);

• Comprovante atualizado de residência
(representante);
• Contrato de locação ou certidão de
propriedade;

• Cópia do boleto do IPTU e TCR do imóvel;

• Projeto simples respeitando as normas da ABNT;

• Laudo técnico do Crea-PB (ART);

• Laudo técnico do Corpo de Bombeiros.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de dezembro de 2022.