Notícias

Municípios

Manaíra investe no Parque da Lagoa

publicado: 25/09/2023 10h11, última modificação: 25/09/2023 10h11
Local sofrerá intervenções paisagísticas para potencializar um dos principais cartões-portais do município
1 | 4
Centro de Manaíra abriga o charme da Igreja Católica, a arquitetura local e a movimentação típica de área comercial - Foto: Prefeitura de Manaíra/Divulgação
2 | 4
Creche em construção vai atender a 50 crianças pelo Programa Primeira Infância - Foto: Prefeitura de Manaíra/Divulgação
3 | 4
Praça Eleno Simões é uma das obras recentes entregues à população para o lazer - Foto: Prefeitura de Manaíra/Divulgação
4 | 4
Açude Catolé 2 é um dos maiores mananciais da cidade. O espaço é muito frequentado por visitantes e turistas - Foto: Prefeitura de Manaíra/Divulgação
Centro da cidade Créditos da imagem Roger Fonte.jpg
Imagens da Creche que está sendo construída através da parceria da Prefeitura e do Governo do estado.jpg
Praça Eleno Simão, recém construída.jpg
UM açude catolé Manaíra .jpg

por José Alves*

Com a construção do Parque da Lagoa, o município de Manaíra está se preparando para ser um grande atrativo turístico na região do Sertão da Paraíba. O projeto arquitetônico de construção do parque já foi concluído e vai mudar totalmente o visual da lagoa, que já é o cartão-postal da cidade. No passado, conhecida como Lar das Preguiças Gigantes, já que durante uma limpeza foram encontradas enormes ossadas daqueles animais, o espaço é muito visitado pela população local, por sua beleza e também porque foi lá que se deu a origem de Manaíra, que inicialmente foi chamada de Alagoa Nova. Situada a, aproximadamente, 460km de João Pessoa, a cidade, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem atualmente mais de 10 mil habitantes.

A Capelinha da Menina Maria Lúcia Simplício é o principal destaque do turismo religioso do município. Construída em uma exuberante região de mata, a aproximadamente, 3km da cidade, a capela atrai devotos de toda a região que chegam lá em busca de milagres e experiências espirituais. Já as Pedras dos Letreiros, situada no Sítio Olho d’Água dos Antas, no sítio Impoeira, tem sido uma atração turística não apenas por suas pinturas rupestres, mas por proporcionar uma emocionante aventura de trilhas que são feitas da cidade até o local.
O Açude Catolé 2 é outro ponto turístico de Manaíra, por ser um dos maiores mananciais da região que também oferece oportunidades para os visitantes e turistas explorarem as trilhas e apreciar a natureza em seu esplendor. O Museu da Cidade que abriga um valioso acervo sobre a história do município, também é “parada obrigatória” para quem tem interesse no passado de Manaíra.

A 5km de Manaíra, está instalada a comunidade Quilombolas do Fonseca

Outro ponto a ser explorado para quem gosta do turismo de trilhas é a Serra do Pau Ferrado, situado no segundo ponto mais alto da Paraíba. Considerado o berço da colonização manairense, o local além de ter sido palco de muitas lutas entre coronéis e cangaceiros no passado, é um belo destino turístico que proporciona aos visitantes uma experiência única, além de clima agradável, já que o município tem uma altitude de 1.138 metros.

Em Manaíra, também está instalada a comunidade Quilombolas do Fonseca, localizada a cerca de 5km da cidade em uma região de serra de belas paisagens naturais. O município tem uma área territorial de 352,6 quilômetros quadrados e tem como municípios vizinhos Curral Velho, Santana de Mangueira, São José de Princesa, Curral Velho e Santa Cruz da Baixa Verde, município de Pernambuco.

Os habitantes de Manaíra estarão comemorando, no dia 21 de dezembro, os 62 anosdo aniversário de emancipação política marcada por uma história de batalhas durante a Revolta de 1930, quando o município ainda era distrito de Princesa Isabel. Uma das várias obras que a prefeitura está construindo em parceria com o Governo do Estado é a creche, com recursos do Programa Primeira Infância. A creche terá capacidade para atender 50 crianças e, segundo o prefeito, Messias Simão, a finalidade da obra é melhorar a educação infantil na cidade.

Outras obras em andamento na cidade são as seguintes: a Academia de Saúde, no distrito do Pelo Sinal, o calçamento de várias ruas no Bairro do Doze, a Praça de Eventos, no bairro Barrocão, um espaço que em breve será palco de várias celebrações e atividades culturais e a construção da PB-378, que vem sendo construída pelo Governo do Estado, ligando Manaíra ao estado de Pernambuco. Esta obra facilitará a conectividade e o desenvolvimento regional entre os dois estados.

Desenvolvimento local tem apoio do Governo da Paraíba

Imagens da Creche que está sendo construída através da parceria da Prefeitura e do Governo do estado.jpg
Creche em construção vai atender a 50 crianças pelo Programa Primeira Infância - Foto: Prefeitura de Manaíra/Divulgação

No mês de agosto, o município de Manaíra, sediou a Jornada Paraíba Produtiva 2023, evento organizado pelo Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), reunindo sindicatos e instituições bancárias em parceria com a prefeitura local que reuniu agricultores, gestores de órgãos públicos e parceiros estratégicos para impulsionar o desenvolvimento agrícola local, que atualmente é o “carro-chefe” da economia local. A jornada destacou-se como um espaço dedicado ao apoio aos agricultores e à promoção de inovações no setor.

Durante o evento, foram realizadas palestras para os agricultores, através do programa Mais Pecuária Brasil, sobre diversos assuntos do campo, entre eles a inseminação artificial com o objetivo de melhorar a produção pecuária. Também foram oferecidos serviços de saúde, como vacinação, testes de glicemia e hepatite, além de atendimento do cadastro único que permitiu acesso a benefícios sociais.

Durante o evento, foram realizadas ações da Secretaria de Educação que se comprometeu com a formação e o progresso educacional nas áreas rurais. Na ocasião, também foi apresentada a proposta para a criação de uma associação de produtores de leite, com o objetivo de proporcionar uma saída eficaz para a produção de leite no município.

Nome da cidade teria relação com homenagem a indígena

Praça Eleno Simão, recém construída.jpg
Praça Eleno Simões é uma das obras recentes entregues à população para o lazer - Foto: Prefeitura de Manaíra/Divulgação

A Cidade de Manaíra surgiu na pequena fazenda Alagoa Nova, de propriedade do primeiro comerciante da localidade, Manoel Pereira da Silva, no ano de 1840. Na ocasião, ele instalou uma “bolandeira”, instrumento com o qual classificava o algodão e ainda uma espécie de engenho que servia para descaroçar o produto e preparar a cana para a fabricação de rapadura.
Em 1870 foi construída na localidade a primeira capela, mais tarde demolida. Em seguida, em 1887, em terreno doado pelas irmãs Catarina e Balbina, cujo sobrenome a história não revela, foi construída a igreja, atual matriz, dedicada a São Sebastião, escolhido como padroeiro do lugar. Em 1889, foi erguida a paróquia, ano em que o comércio já mostrava bom desenvolvimento.

De acordo com historiadores, a denominação Manaíra - Seios de Mel - foi escolhida em homenagem a uma indígena com esse nome, prometida por seu pai Boiassu, como noiva, ao índio Piancó, chefe da tribo dos coromas. Ainda, segundo historiadores, tendo a índia Manaíra se envolvido com o colonizador Manoel Curado Garra, foi sacrificada pelo pai, em nome do compromisso assumido com Piancó.

Na divisão administrativa do quinquênio 1939/43, a localidade desponta pela primeira vez, com a denominação de Manaíra. A emancipação política foi conseguida através da lei estadual em 21 de dezembro de 1961. A instalação oficial ocorreu no dia 31 de dezembro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de setembro de 2023.