Notícias

Rumo à universidade

Se liga que o Enem é em novembro

publicado: 25/09/2023 11h07, última modificação: 25/09/2023 11h07
Programa do Governo da PB prepara mais de 12 mil alunos da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio
1 | 4
Desde 2018, quando teve início, o Se Liga no Enem aumentou o número de estudantes aprovados em universidades - Foto: Secom-PB
2 | 4
3 | 4
João Batista Gomes faz preparação para o Enem pelo Se Liga - Foto: Arquivo pessoal
4 | 4
Stheffany Vieira cursa o 5º período do curso de Pedagogia na Universidade Federal de CG - Foto: Arquivo pessoal
ginásio-se liga no enem- secompb.jpeg
estudantes se liga no enem-secompb.jpeg
João Batista2.jpeg
aprovada ufcg-arquivo pessoal.jpeg

por Michelle Farias*

Alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médico e egressos da rede estadual de ensino se prepararam gratuitamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o programa “Se Liga no Enem”. Nesta edição de 2023, foram oferecidas 12.600 vagas, distribuídas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado, para a modalidade remota. A aula de abertura do programa aconteceu em 14 de julho, por meio do Canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (SEE). As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Os programas Se Liga no Enem Paraíba e Desafio Nota 1000 auxiliam na preparação dos estudantes para o Enem

A SEE por meio dos programas Se Liga no Enem Paraíba e Desafio Nota 1000 auxiliam na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio proporcionando um espaço para revisões de conteúdos, simulados, produções e devolutivas de redações, práticas laboratoriais, oficinas temáticas, atividades culturais, trocas de experiências e formações contínua e continuada dos professores.

De acordo com a SEE, desde 2018, quando teve início o programa Se Liga no Enem,e posteriormente em 2020, com a criação do Desafio Nota 1000, houve um aumento gradual no número de estudantes aprovados em universidades públicas.

No ano de 2022, foram mais de seis mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e egressos aprovados em Instituições de Ensino Superior através do Sisu, com mais de 400 aprovações em 1º lugar e mais de 400 redações de excelência, com notas a partir de 900 pontos. Desses aprovados, 63% participaram ativamente das atividades do programa Se Liga no Enem.

João Batista2.jpeg
João Batista Gomes faz preparação para o Enem pelo Se Liga - Foto: Arquivo pessoal

Mais de 20 mil estudantes da rede estadual obtiveram suas aprovações em instituições de ensino superior, tanto no estado da Paraíba quanto em outros estados brasileiros. Totalizando uma média anual de mais de quatro mil aprovações.

De olho em uma vaga na área de Tecnologia, o estudante João Batista Gomes Bezerra de Souza, que mora em Cachoeira dos Índios, Sertão paraibano e tem 18 anos, estuda pela manhã na escola, revisa o conteúdo à tarde e no início da noite começa a preparação para o Enem com o conteúdo oferecido pelo Se Liga no Enem, tudo bem dividido, com intervalos estabelecidos.

“O Se Liga me apresentou o Enem desde que comecei o Ensino Médio, em 2021. Melhorei bastante minha capacidade de resolver questões e ainda hoje estou melhorando cada vez mais, principalmente na redação que é minha maior dificuldade. O Se Liga conta com ótimos profissionais e eles são sempre bem atenciosos com os alunos, buscando ajudá-los em suas dificuldades e motivando-os cada vez mais”, avaliou João Batista Gomes Bezerra de Souza.

O programa Se Liga no Enem dispõe de 15 professores dos componentes curriculares cobrados no Enem, que desenvolvem atividades baseadas na matriz de referência do exame nacional. Juntamente com o planejamento da coordenação geral e pedagógica do programa, os professores preparam questões autorais, simulados, videoaulas, podcasts, materiais de apoio e participam diariamente de estudos orientados no formato síncrono pela plataforma Google Meet. O programa também realiza “aulões” presenciais.

“A Secretaria de Educação tem a intenção de prosseguir alcançando um número cada vez maior de jovens estudantes ingressantes no Ensino Superior. Para isso, vem buscando juntamente com as 14 gerências regionais de ensino, promover o incentivo na participação e engajamento dos estudantes da rede nas atividades dos programas voltados a preparação para o Enem, subsidiando recursos e aprimorando os espaços escolares”, explicou o coordenador pedagógico do Se Liga no Enem Paraíba, Haniel Carlos de Souza Lima.

Reeducandos também fazem preparação

A preparação para ingresso em cursos superiores tem contribuído para a ressocialização de apenados que estão reclusos em unidades prisionais da Paraíba. Em média, 50 reeducandos são aprovados anualmente no Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade, o PPL. A contagem das aprovações para o Enem PPL leva em conta as seleções do Sisu e Prouni e tem mostrado uma curva ascendente desde 2019, quando o Se Liga no Enem foi expandido para o sistema prisional.

Os apenados têm acesso a videoaulas, podcasts e aplicação de simulados. As unidades prisionais têm aderido às aulas como também as inscrições dos Privados de Liberdade para os Exames Nacionais. A Secretaria de Estado da Educação tem contribuído dando suporte de equipamentos, a exemplo de TVs nas unidades prisionais que dispõem de salas de aula.

O gerente de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), João Sitônio Rosas, explicou que a preparação para o Enem será intensificada neste mês de outubro. O fortalecimento das ações voltadas para educação dos apenados segue determinação do secretário, João Alves, com base em diretrizes do governador João Azevêdo. Além do Enem, os reeducandos se preparam para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

 “Ultrapassamos a barreira dos dois mil inscritos, pela primeira vez. São exatamente 2.037 reeducandos, em 64 unidades prisionais que vão participar dessas provas. Isso foi um recorde absoluto. Inclusive, a Seap recebeu uma ficha de parabenização da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O Encceja é o nosso foco do momento, tanto na organização, quanto na aplicação. É um exame que vai ter o envolvimento de mais de duas mil pessoas”, pontuou João Rosas. 

Paralelo a isso, a Seap discutirá o planejamento para o Enem PPL em uma reunião. “Tem essa iniciativa também de revisão do conteúdo, com a própria Secretaria da Educação do Estado através do Se Liga no Enem. A expectativa é de que tenhamos um recorde também no número de inscritos do Enem e consequentemente no número de aprovados e selecionados para cursos de nível superior, tanto no ProUni, quanto no Sisu. Assim como foi no ano passado, quando nós tivemos 60 reeducandos aprovados”, concluiu. 

As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro, dentro de unidades prisionais e socioeducativas. Há provas em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.

O Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o Ensino Médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.

aprovada ufcg-arquivo pessoal.jpeg
Stheffany Vieira cursa o 5º período do curso de Pedagogia na Universidade Federal de CG - Foto: Arquivo pessoal

Programa foi fundamental na aprovação

Stheffany Vieira tem 20 anos e atualmente cursa o 5º período do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ela estudou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Cidadã Integral Irmã Joaquina Sampaio e foi no período da pandemia da Covid-19, no ano de 2020, que participou do Se Liga no Enem.

Stheffany Vieira estudou o Ensino Fundamental e Médio na rede estadual e participou do Se Liga no Enem

Ela explica que apesar de na época ser uma metodologia nova, o programa deu suporte aos alunos que estavam no processo de preparação para o Enem. Uma das coisas que mais chamou atenção da estudante foram os estudos orientados via Google Meet. “A gente conseguia ter um tempo com o professor, tirar dúvidas, perguntar”, relembra.

A cada aula do curso superior, Stheffany confirma sua paixão e afinidade com a Pedagogia. “Eu não sei dizer se eu escolhi a Pedagogia ou se a Pedagogia me escolheu, mas o que eu sei é que ela me completa. Cada página virada, cada conceito absorvido na minha jornada em Pedagogia, é como adicionar uma cor viva ao quadro da minha vida. Estudar Pedagogia é como desvendar os segredos por trás de uma sala de aula, onde aprendizado e desenvolvimento se entrelaçam em um balé harmonioso”, explica.

Stheffany acrescenta que jornada em Pedagogia é uma constante fonte de inspiração, que a guia em direção a um futuro que sempre soube que era o que queria.

“Cada teoria, método e abordagem que exploramos não são apenas palavras em um livro, mas sim ferramentas que moldam meu entendimento sobre como nutrir a curiosidade, incentivar a autodescoberta e criar um ambiente onde cada criança floresça”, conclui.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de setembro de 2023.