A equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando um grande mapeamento das cavidades naturais do estado. É o primeiro grande estudo sobre cavernas e sua biota no território paraibano e que conta com financiamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Uma grande caverna e um sítio arqueológico foram descobertos no município de Nova Palmeira e a ideia inicial é saber o que a Paraíba tem em termos de cavidades naturais.
Levantamento deve ocorrer em todo o estado e tem o financiamento do ICMbio
“Estamos realizando um grande levantamento de cavidades naturais com a presença de materiais arqueológicos. Para se ter ideia, somente no sítio arqueológico e espeleológico Calabouço, no município de Nova Palmeira, foi localizada uma caverna com cerca de 90 metros e duas pequenas lagoas internas”, declarou o arqueólogo e paleontólogo Juvandi de Souza, coordenador do Labap/UEPB. O trabalho conta com a participação de dois alunos bolsistas.
Ele explicou que trata-se de uma grande caverna em talus ou primária, ou seja, ela surge graças ao desmoronamento de blocos rochosos. Por sua vez, o sítio arqueológico apresenta uma série de gravuras rupestres. “Cadastramos esses sítios arqueológicos na plataforma do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e os sítios espeleológicos nas plataformas da Sociedade Brasileira de Espeleologia e na plataforma do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav-ICMBio).
Além da própria descrição das cavidades, há ainda a fauna e flora, e com isso, a intenção é também buscar a preservação desses locais, que compõem o patrimônio da União. “Buscamos, inicialmente, saber o que temos em termos de cavidades naturais na Paraíba”, enfatizou o arqueólogo. Espeleologia é a ciência que estuda cavidades naturais, e a UEPB possui o único Grupo de Espeleologia da Paraíba, o GPE.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de outubro de 2023.