Maturéia realizará festival de voo livre este mês no Pico do Jabre

publicado: 12/04/2022 08h50, última modificação: 12/04/2022 08h50
Voo livre Matureia Foto Gustavo Wanderley Divulgação.jpg

Foto: Gustavo Wanderley/Divulgação

por Lusângela Azevêdo*

Entre os dias 21 a 24 de abril, a cidade de Maturéia, localizada na Região Metropolitana de Patos, realiza no Pico do Jabre, o Sétimo Festival de Voo Livre. O evento realizado pela associação Jabre Voo Livre com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está previsto para começar às 9h nos quatros dias. Este será o primeiro evento presencial realizado na cidade desde o início da pandemia.

“A realização de mais uma edição do festival representa para o município uma oportunidade para evidenciar a cidade de Maturéia e potencializar as características turísticas da localidade, enaltecendo a cultura, economia e o ecoturismo,” explicou o secretário de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo, Gustavo Wanderley Ramos Monteiro.
De acordo com o secretário, mais de 40 pilotos de diversas regiões do país já confirmaram presença no evento.

E, segundo ele, o evento é uma ótima oportunidade para munícipes e turistas observarem apresentações aéreas incríveis e diferenciadas, além de apreciar a beleza do sertão.
“O festival de voo livre no município é uma excelente oportunidade para quem pretende experimentar a sensação de liberdade e contemplação da natureza através de voos duplos, onde qualquer pessoa pode apreciar a bela paisagem do sertão paraibano diretamente do alto do Pico do Jabre,” frisou Gustavo Wanderley.

O evento contará com duas modalidades de voo livre: a primeira é permanência e pouso, onde serão avaliados o tempo de voo e o planejamento do piloto no pouso, e a segunda é o pouso com precisão, mais conhecido como pouso na mosca, onde o paraquedista tem que pousar num alvo desenhado no chão.
Para os pilotos que queiram participar o valor das inscrições e as provas e horários serão definidas no dia e local, de acordo com as condições do tempo e o vento do dia. Já para quem quiser acompanhar os voos à entrada no local é gratuita. A cidade de Maturéia recebeu o titulo de Capital Paraibana do Voo Livre em 2017, por nela está localizado o Pico do Jabre, ponto mais alto do Estado da Paraíba.

Todos os anos o município atrai milhares de turistas que vêm em busca de contemplar a natureza e praticar esportes radicais. Além de seus atributos naturais, o Pico do Jabre, com 1.197 metros de altitude, dispõe da rampa de voo livre mais alta do Nordeste o que faz do Jabre ser bastante procurado por amantes do esporte do voo livre, por ser um ponto ideal para praticar as duas modalidades do esporte, o parapente e a asa delta, além de voos de paramotor e rapel.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de abril de 2022