A primeira etapa do Memorial do Hospital Napoleão Laureano (HNL) foi inaugurada, ontem pela manhã, em João Pessoa. Durante a cerimônia, os restos mortais do médico e ex-vereador Napoleão Laureano, idealizador da unidade, foram transferidos do Cemitério Senhor da Boa Sentença para o mausoléu, construído na capela do HNL.
Antes, houve um cortejo, que passou pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), instituição que também leva o nome do ex-vereador. A programação incluiu uma missa, celebrada pelos padres Marcílio, capelão do HNL, e Napoleão Laureano, que leva esse nome em homenagem ao médico paraibano.
A iniciativa é um ato de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados à medicina e à sociedade paraibana. Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano, instituição que administra o HNL, afirmou que se trata de um momento histórico para o estado. “Estamos homenageando essa pessoa que fez tanto pela Paraíba e pelos que sofrem com câncer. Hoje temos o hospital, atendendo há mais de 60 anos os paraibanos, a pedido do nosso mártir, Napoleão Laureano. Nada mais justo que seus restos mortais descansem aqui, onde poderão ser visitados”, destacou. Ele ressaltou, ainda, que a escolha deste mês para a homenagem deve-se ao aniversário do fundador, em 22 de agosto, e que a família autorizou a criação do memorial.
O diretor financeiro da Fundação, Antonio Carneiro Arnaud, comentou que o memorial “enaltece a memória de Napoleão Laureano e proporciona mais orações para sua alma”. Jean Patrício, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), explicou que essa é a primeira etapa do memorial, cuja segunda parte contemplará um espaço com peças e equipamentos do hospital. “Esse trabalho vem sendo desenvolvido há mais de seis meses, e a exumação dos restos mortais é o coroamento desse esforço para resgatar a memória de um médico e político que contribuiu não só para a Paraíba, mas para o Brasil. O memorial completo deve estar concluído em três meses”, afirmou.
O presidente da CMJP, o vereador Dinho Dowsley, afirmou que a passagem dos restos mortais pela Câmara representa uma homenagem ao primeiro presidente da Casa. Segundo ele, o ex-vereador agora se eterniza no hospital que leva seu nome, assim como a Câmara também carrega sua memória como Casa Napoleão Laureano. Dowsley destacou ainda a importância do legado do homenageado para a cidade, a população de João Pessoa, a Paraíba e o país, e declarou ser uma satisfação poder prestar essa singela homenagem.
O padre Napoleão Laureano — paulistano que em breve receberá o título de Cidadão Pessoense, concedido pela CMJP —, contou a história por trás da escolha de seu nome. Sua mãe, durante a gravidez, pediu a intercessão do Dr. Napoleão Laureano, após perder várias gestações. “Se desse certo a gravidez, eu receberia o nome dele. Carrego esse nome com muita honra e simbologia da fé da minha mãe”, relatou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de agosto de 2025.