Notícias

Motoristas vão poder pagar multas no cartão de crédito

publicado: 21/10/2017 17h05, última modificação: 21/10/2017 17h32
9.jpg

Superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, explicou que a medida vai entrar em vigor após alguns ajustes - Foto: Evandro Pereira

tags: multas , cartão de crédito , denatran


José Alves

Motoristas da Paraíba têm atualmente um débito com o Detran no valor de R$ 14 milhões. E a boa notícia para os devedores é que nos próximos meses eles vão poder quitar suas dívidas com o órgão em parcelas através do cartão de crédito ou débito. A informação foi do superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, durante coletiva na sede do órgão na manhã de sexta-feira (20).

Segundo ele, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o usuário vai poder parcelar suas multas, mas para isso o Detran-PB ainda vai se adequar à medida, fazendo primeiramente o credenciamento das operadoras que são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil. Só após os ajustes com as operadoras é que o órgão começará a realizar esse serviço. "Isso pode ocorrer ainda este ano ou no início de 2018", afirmou Agamenon.

O valor poderá ser parcelado, mas com a devida cobrança de juros pela entidade financeira do cartão, como quando as compras a prazo não são parceladas pela própria loja. A resolução já está em vigor, mas cada órgão de trânsito ainda precisa habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório.

Denatran

Agamenon enfatizou que o pagamento de multas através dos cartões de crédito será supervisionado pelo Denatran. A cada final de mês, o órgão que autorizar o parcelamento vai ter que enviar um relatório para o Denatran. "Essa modalidade de pagamento é optativa para todos os Detrans e nosso objetivo é oferecer esse serviço à população", explicou.

"Essa facilidade vai ser estendida a todos os serviços do Detran, a exemplo de emplacamento, IPVA, taxa de licenciamento e multas, sem que o Detran perca um centavo com os pagamentos através dos cartões de crédito", disse Agamenon Vieira, acreditando que essa facilidade de pagamento não vai gerar mais desobediência no trânsito. Para ele, a medida vem para ajudar e descomplicar o cidadão e o Detran fará um esforço para que tudo isso aconteça o mais rápido possível.