Notícias

Muriçocas do Miramar celebra 31 anos e contagia a cidade na noite de hoje

publicado: 22/02/2017 00h05, última modificação: 22/02/2017 07h51
16422215_1260114524069378_4497196458854966079_o.jpg

O maior bloco pré-carnavalesco de arrasto do Brasil reúne milhares de pessoas todos os anos na Quarta-feira de Fogo - Foto: Facebook/Muriçocas do Miramar

tags: muriçocas do miramar , carnaval 2017 , folia de rua , joão pessoa


José Alves 

“Salve salve, sejam bem, bem vindas, as Muriçocas de Miramar”. O maior bloco pré-carnavalesco de arrasto do Brasil invade a Via Folia (Avenida Epitácio Pessoa) nesta Quarta-feira de Fogo esperada pelos foliões paraibanos e turistas. Segundo o cantor e puxador oficial do bloco, Mestre Fuba, a concentração terá início às 19h, na Praça das Muriçocas.

Este ano, o bloco que comemora 31 anos de folia, fará uma homenagem à cantora paraibana Kátia de França e terá dez trios elétricos valorizando a cultura local. Além do mestre Fuba, algumas das atrações são Os Gonzagas, Totonho, Seu Pereira, Mira Maya, Bateria da Malandros do Morro, Forró Pegado, Bambarte e Mega Axé.

O Muriçocas do Miramar surgiu em 1986, quando um grupo de amigos e familiares reuniram-se para comemorar o Carnaval, numa época em que a festa estava em baixa na cidade. Tradicionalmente, o bloco desfila na quarta-feira que antecede a quarta-feira de cinzas, que simboliza a quaresma, e arrasta milhares de pessoas, principalmente foliões de outros estados próximos que decidem passar o Carnaval em João Pessoa.

Mobilidade

Agentes em pontos estratégicos orientando condutores ou fazendo o bloqueio ou liberação das vias, aumento da frota de ônibus e mudanças de locais de embarque e desembarque dos coletivos. Essas são algumas das ações executadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) dentro do plano de mobilidade traçado para o desfile das Muriçocas do Miramar, que ocorre hoje.

O plano começa a ser executado a partir das 14h, quando batedores em motocicletas vão conduzir o comboio de trios elétricos ao local onde ficarão estacionados na Avenida Epitácio Pessoa. Às 15h, 95 agentes de trânsito serão distribuídos nos pontos fixos de bloqueio e em viaturas para monitorar o fluxo de veículos em toda a extensão da Via Folia, bem como no entorno da Praça Tito Silva, realizando os bloqueios viários necessários à segurança dos foliões. A Semob vai trabalhar com sistema de bloqueios gradativos, que são feitos à medida em que cada trecho passar a ter o aumento do número de foliões, objetivando garantir a segurança dos pedestres.

Todo o entorno da concentração do bloco será bloqueado para o tráfego de veículos a partir das 17h. As vias são: Rua Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia). Os carros que vêm do Castelo Branco serão desviados pelas ruas Dr. Hermance Paiva e Padre Ayres, próximo à Praça das Muriçocas.

Transporte coletivo

As linhas do Tetéu serão reforçadas em duas viagens, entre 1h30 e 2h30 da madrugada de amanhã. São elas: 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 118 – Valentina-Paratibe – Mussumago; 2303 e 3203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 1500 – Circular e 5100 – Circular. A linha 601 – Bessa também vai operar no Tetéu.

Ainda serão reforçadas com duas viagens após a meia-noite as linhas 204 – Cristo; 302 – Mangabeira/CidadeVerde; 701 – Alto do Mateus; 505 – Bairro dos Ipês; 116 – Colinas; 2300 – Circular e 3200 – Circular (estas partindo do Terminal de Integração do Varadouro).

Já as linhas 5600 – Mangabeira/Shopping; 5603 – Mangabeira/Shopping; 5605 – Mangabeira/Shopping; 510 – Tambaú; 513 – Bessa e 507 – Cabo Branco terão reforço durante todo o evento. Para informações ou reclamações, a população pode ligar para o 0800-281-1518, 3218-9310 ou 3218-9311.

Reforço na segurança

As Forças de Segurança da Paraíba aumentarão o efetivo que vai trabalhar no Folia de Rua hoje, quando ocorre o desfile do Muriçocas do Miramar. Serão 860 policiais militares e ainda 40 viaturas dando suporte. Ao longo do percurso, ainda estarão distribuídas plataformas de observação policial (POP), que ajudam na identificação de tumultos e servem de auxílio no combate ao tráfico de drogas. Serão realizadas todas as formas de policiamento: a pé, motorizado e com todos os grupos especializados da PM.

Já o Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança dos foliões, elaborou um esquema especial que envolve mais de 100 militares no perímetro do evento. O efetivo terá o apoio de 16 viaturas, que farão ponto base em locais estratégicos para garantir um rápido atendimento de ocorrências.

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Jair Carneiro de Barros, os bombeiros estarão preparados e com os equipamentos necessários para atender à população em casos de primeiros socorros, incêndios e salvamentos, tanto terrestres quanto em altura e no mar. Haverá inclusive a instalação de um posto de guarda vidas na orla, com suporte de uma embarcação para a prevenção de afogamentos. A Avenida Epitácio Pessoa terá cinco postos para recebimento de pessoas feridas ou passando mal, além de um Posto de Comando em frente ao Pão de Açúcar. Todos esses pontos têm equipamentos de primeiros socorros e extintores de incêndio.

Quanto ao trabalho feito pela Polícia Civil, será disponibilizado um reforço de mais 35 homens e mulheres, e ainda seis viaturas. Funcionarão em regime especial a 3ª Delegacia Distrital (Epitácio Pessoa) e a 10ª Delegacia Distrital (Tambaú). Já a 12ª Delegacia Distrital, que fica no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), em Manaíra, funcionará normalmente.

Delegados, agentes de investigação, escrivães e motoristas policiais estarão disponíveis também em uma delegacia móvel, que ficará instalada no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa. O foco será o combate aos crimes contra a vida, patrimoniais e ainda enfrentamento ao tráfico de drogas.