oportunidade

Mutirão emite carteiras estudantis

publicado: 10/04/2024 13h44, última modificação: 10/04/2024 13h44
Iniciativa implementada em shopping de João Pessoa oferece renovação de documento com maior agilidade
Foto_Semana-da-Carteira-de-Estudante-©-roberto-guedes-(19).jpg

Semana da Carteira de Estudante se estende até o dia 20 de abril, atendendo todos os dias, das 9h às 20h, no Shopping Tambiá | Foto: Roberto Guedes

por Samantha Pimentel*

Iniciada na última segunda-feira (8), a Semana da Carteira de Estudante é uma oportunidade que os estudantes de João Pessoa que ainda não renovaram o documento dispõem para regularizar sua situação. O mutirão para retirada da carteira prossegue até o dia 20 de abril, no térreo do Shopping Tambiá.

“Com o fim da validade da carteirinha de 2023, as entidades credenciadas e habilitadas pelo Procon municipal e estadual se reuniram para levar o benefício da meia-entrada e da meia-passagem coletiva urbana e intermunicipal a todos os estudantes, garantindo, assim, um atendimento amplo, sem filas, tentando agilizar ao máximo o procedimento e evitando a espera do aluno. A ideia é atender o máximo de estudantes que a gente conseguir alcançar”, explica Thiago Ferreira, responsável pela iniciativa que ocorre todos os anos na capital.

Promovido pela União Estadual dos Estudantes da Paraíba (UEEP), entidade secundarista, e pelo Conselho Universitário de Carteiras (CUC), entidade universitária, o evento emitiu 263 novos documentos estudantis apenas no primeiro dia. “A gente sabe que muita gente faz a carteirinha porque, de fato, precisa, principalmente no coletivo urbano, para a passagem intermunicipal, para visitar um parente, e também para a meia-entrada em eventos culturais de um modo geral: teatro, cinema, shows, eventos esportivos. A ideia é garantir não só a identificação estudantil, mas o benefício que é direito de todo estudante”, ressalta Thiago.

Para a estudante Lídia de Araújo, que foi até o local do mutirão emitir sua carteirinha, a iniciativa facilitou o acesso de quem precisava do serviço. “Normalmente, era aquela salinha meio pequenininha, e aqui conseguem atender mais pessoas. É mais acessível, mais central, aonde pessoas de outra cidade conseguem vir também”, afirmou. Maria Letícia dos Santos Souza, que retirou o documento de sua irmã mais nova, Ana Sofia, concorda que a localização trouxe maior comodidade e praticidade ao processo: “É um local mais aberto, um shopping, então a gente veio aqui dar um passeio e já aproveitou para fazer a carteirinha”.

O atendimento funciona todos os dias, das 9h às 20h. Quem precisar emitir a nova carteirinha pode se dirigir ao Shopping Tambiá, levando a declaração de vínculo estudantil, RG e CPF. A foto é feita no local e o documento sai na hora. Também é possível solicitar a carteira pelo site https://www.estudante10.com.br e retirá-la no local ou recebê-la em casa. O valor da taxa de emissão é R$ 30.

Para além do mutirão na capital, os alunos de Campina Grande e região podem recorrer aos guichês no Terminal de Integração da cidade, onde o prazo de emissão da primeira remessa de carteiras foi prorrogado.

Alunos de JP recebem documentos gratuitamente

Ainda na capital, outro evento realizado ontem entregou mais de 500 carteiras estudantis gratuitas para alunos da rede municipal de ensino. A ação, que contou com a presença do prefeito Cícero Lucena, ocorreu como parte do Programa Carteira Solidária 2024, numa parceria das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP).

Em 2023, a iniciativa beneficiou 31.046 alunos do 5o ao 9o anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. Neste ano, deve contemplar mais de 35 mil estudantes, já que o projeto foi ampliado para atender também aos alunos do 4o ano.

“É uma emoção que Deus está me proporcionando, juntamente com a minha equipe, de a gente ter a sensibilidade de identificar ações, de cada dia melhorar a educação de João Pessoa. Fazer essa inclusão dos nossos jovens da rede municipal, a partir do 4o ano, para que ele tenha acesso à carteira de estudante gratuita e possa pegar o transporte coletivo, participar de eventos culturais, ter a chance do registro como cidadão, é algo por que só temos a agradecer a Deus”, declarou o prefeito, durante a solenidade na Escola Municipal Fernando Milanez, no bairro de Gramame.

O cadastro para se ter direito à carteirinha de forma gratuita é feito na própria escola em que o estudante estiver matriculado. A coleta de informações prossegue até que todos os alunos estejam cadastrados. Com recursos financeiros do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDDD), o Programa Carteira Solidária dá todo o apoio logístico no atendimento aos estudantes que estão requerendo o documento gratuitamente.

“Cada escola, através de seus gestores, coleta todas as informações do aluno, com foto, e lança em um sistema próprio do Procon-JP, que as manda para a elaboração das carteiras. Cada escola entregará na sua própria diretoria o documento de identificação estudantil”, explica Rougger Guerra, secretário do Procon-JP.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de abril de 2024.