Notícias

mobilidade

Nova estação ferroviária da CBTU é inaugurada, hoje, em Bayeux

publicado: 17/12/2025 08h26, última modificação: 17/12/2025 08h26
WhatsApp Image 2025-12-16 at 14.41.19.jpeg

Espaço modernizado oferece bilheteria eletrônica, acessibilidade e pagamento via Pix | Foto: Divulgação/CBTU

A partir de hoje, os moradores de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, passam a contar com um novo equipamento no sistema ferroviário. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) da capital paraibana entrega à população a nova estação ferroviária de Bayeux, totalmente modernizada dentro do novo padrão de construção da companhia. O investimento do Governo Federal para a obra foi de, aproximadamente, R$ 1,519 milhão.

A reforma da estação integra um conjunto de investimentos estratégicos voltados à melhoria do sistema de trens urbanos da Paraíba. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conforto, a segurança e a acessibilidade para os passageiros, promovendo um transporte público ferroviário mais eficiente e adequado às necessidades da população.

Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, a nova estação representa um avanço significativo na eficiência do sistema ferroviário no estado. “A modernização das estações em nosso sistema é uma realidade, com edificações dentro dos padrões de acessibilidade e maior comodidade para o usuário. Dessa forma, oferecemos viagens de trem com mais rapidez, segurança e economia”, destacou. Barreto também informou que Bayeux receberá, em 2026, mais uma estação, cujas obras já estão em andamento nas proximidades da Rua Pedro Ulisses.

De acordo com o setor de engenharia da CBTU em João Pessoa, a estação segue o novo padrão arquitetônico da companhia. O espaço é totalmente fechado, com elementos vazados e revestimento em cerâmica, além de cobertura com telhas termoacústicas, que reduzem os ruídos externos. A estrutura conta ainda com sistemas automáticos de abertura e fechamento de portas na plataforma, rampa de acesso, piso tátil, bilheteria eletrônica e possibilidade de pagamento por meio de Pix.

Atualmente, a CBTU João Pessoa opera em uma extensão de 30 km de via férrea, com 13 estações distribuídas em quatro municípios da Região Metropolitana — Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita —, cobrando a tarifa única de R$ 2,50. O projeto da companhia prevê a modernização de todas as estações do sistema nesse novo modelo, além da construção de mais três unidades: Tibiri Fábrica, Roger e Bayeux 2.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de dezembro de 2025.