- Uma das iniciativas promove imersões culturais em aldeias indígenas do Litoral | Foto: Wenison Medeiros/Índio Viagens e Turismo
Dois roteiros turísticos paraibanos estrearão, neste ano, no WTM Latin America, considerado o maior evento de turismo empresarial da América Latina, marcado para os dias 14, 15 e 16 de abril, em São Paulo (SP). Trata-se das rotas Encantos do Rio Paraíba e Terra dos Potiguara, selecionadas para integrar a lista dos 44 projetos nacionais de turismo do Vitrine Visit Brasil. Essa iniciativa, desenvolvida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), dedica-se à divulgação de experiências autênticas de viagem, no país, para os principais mercados estrangeiros.
Ambos os roteiros serão apresentados por agências paraibanas, em idioma espanhol, durante a rodada de negócios que será realizada no WTM. Formatados com base em propostas inovadoras de turismo de experiência e de base comunitária, valorizando os patrimônios naturais e culturais de cidades como Cabedelo, Marcação e Baía da Traição, os projetos também fazem parte do novo Catálogo de Experiências Turísticas da Paraíba, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae-PB), em parceria com o Governo do Estado e prefeituras municipais.
De acordo com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, eles são fruto do programa nacional de Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que tem fomentado a criação e a estruturação de vivências autênticas de viagem. “Cada consultor do Sebrae-PB trabalha em uma região do estado, atuando como um grande articulador, que enxerga as potencialidades do lugar, como também fortalece a governança local e regional”, explica Regina, revelando que, no âmbito do programa, o Sebrae-PB lançou 26 roteiros turísticos no ano passado. “A meta, para este ano, é formatar mais 44, interligando todos os municípios da Paraíba”, antecipa.
Para Regina, a projeção mundial desses projetos só reafirma as potencialidades do estado no setor. “É uma forma de mostrar aos outros roteiros paraibanos que todos podem ter acesso ao mercado internacional, desde que priorizem sua identidade cultural, seus saberes e autenticidade. Logo, fica muito mais fácil apresentar um produto turístico que valorize o pertencimento da comunidade”, frisa.
Projetos valorizam comunidades tradicionais e sustentabilidade
O roteiro Encantos do Rio Paraíba, da empresa Criativo Turismo, tem início na famosa Praia do Jacaré, na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. Seu trajeto conduz os visitantes pelas águas calmas e ricas em biodiversidade do Rio Paraíba, até o distrito da Ribeira, em Santa Rita. Lá, é possível mergulhar no cotidiano das marisqueiras, que compartilham suas histórias de vida e sua íntima relação com o rio. O percurso continua rumo à prainha da Ilha da Restinga, lugar de águas quentes e natureza intocada, e ao Forte Velho, onde os turistas podem saborear pratos típicos, com frutos do mar, descansar em redes, à sombra de coqueiros, e encantar--se com o coco de roda do grupo Almirante do Atalaia, tradição centenária da comunidade.
Segundo o diretor--geral da agência de viagens, Mário Murta, o roteiro Encantos do Rio Paraíba representa o DNA da empresa: “O diferencial desse roteiro é que ele dialoga com diversos atores da comunidade local, a exemplo da cooperativa Barqueiros da Maré, as marisqueiras e um grupo de mulheres de coco de roda”.
Povos originários
Já a rota Terra dos Potiguara é um dos produtos turísticos desenvolvidos pela Índio Viagens e Turismo, com uma proposta inovadora de turismo étnico, comunitário e ecológico, passeando por aldeias indígenas nas cidades de Mataraca, Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. “[O roteiro] nos convida à reconexão com os princípios ancestrais de preservação ambiental, na vivência de um turismo único e sustentável. Na aldeia-mãe, o turista conhecerá o terreiro sagrado, onde acontece o ritual do povo potiguara. Já no Alto do Tambá, ele visita o pajé Antônio e participa de uma cerimônia indígena para, em seguida, realizar uma trilha pela Mata Atlântica”, detalha o proprietário da empresa, Wenison Medeiros.
Somam-se ainda às atrações da rota os banhos na Lagoa Encantada, no Rio do Dendezeiro e no Rio do Gozo, além do passeio náutico pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Mamanguape e da foz do Rio Camaratuba, onde acontece a travessia para a Boca da Barra. Em restaurantes de atmosfera acolhedora, os visitantes também podem provar os sabores da culinária originária.
PB divulga atrativos do interior
Os potenciais turísticos paraibanos já vêm sendo destaque em outro evento do segmento, realizado no Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio (AL): é a nona edição da Rodada de Negócios da Foco Operadora, que reúne, até este domingo (13), agências de viagens de todo o país.
A presença da Paraíba na programação, que inclui capacitações e networking, é coordenada pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e pela Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), que aproveitam a ocasião para promover não apenas destinos já consolidados, como João Pessoa, mas também os roteiros do interior do estado, focados em atrativos naturais, religiosos e culturais.
“Trata-se de um evento já consolidado no setor, que movimenta importantes negociações e desperta o interesse dos agentes de viagens pelas potencialidades que a Paraíba tem a oferecer”, ressaltou Ferdinando Lucena, presidente da PBTur. Para a titular da Setde, Rosália Lucas, “a expectativa é que a rodada gere resultados positivos, fortaleça e aumente o fluxo turístico no nosso estado”.