Notícias

Pesquisa IBGE

Número de igrejas se destaca na Paraíba

publicado: 05/02/2024 08h55, última modificação: 05/02/2024 10h35
Censo 2022 mostra que quantidade de igrejas supera a soma dos estabelecimentos de saúde e de ensino
fieis orando - Pexels.jpg

Na Paraíba, IBGE registrou 2,23 milhões de coordenadas geográficas. Foram identificadas 7.605 unidades de ensino e 5.914 de saúde. Número de igrejas é maior do que o somatório dos dois - Foto: Pexels

por Maurício Melo*

O número de igrejas na Paraíba (13.536) é maior do que a soma da quantidade de estabelecimentos de ensino e de saúde (13.519). Os dados são das coordenadas geográficas do Censo 2022 divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado conta com 7.605 estabelecimentos de ensino e 5.914 de saúde. A realidade paraibana segue a nacional. No Brasil, foram registrados 579,7 mil estabelecimentos religiosos, ou seja, 286 para cada 100 mil habitantes. Por outro lado, foram 264,4 mil estabelecimentos de ensino- 130 para cada 100 mil habitantes e 247,5 mil estabelecimentos de saúde (122 para cada 100 mil habitantes).

Coordenadas geográficas

O levantamento ainda mostrou que qualquer cidadão poderá ter acesso a microdados publicados pelo IBGE. Na prática, essas informações podem ser utilizadas de diversas formas, como na localização de endereços em áreas de risco de enchentes, deslizamentos ou queimadas, por exemplo.

Outro uso possível é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, ou por atividade predominante; particular, agropecuário, religiosa, de ensino, de saúde, ou para outras finalidades.

Coleta

Na Paraíba, foram registrados 2,23 milhões de coordenadas geográficas para as espécies de endereços identificadas na operação censitária. Desse total, 2,16 milhões foram validadas após a coleta, o que representa 96,9% daquelas vindas originalmente do cadastro do Censo. A validação das demais precisou de tratamento pós-coleta.

Essa foi a primeira vez que o Instituto captou as coordenadas geográficas dos endereços do Brasil, coletadas durante o Censo Demográfico 2022 e detalhadas por municípios. No Censo Agropecuário de 2017, o IBGE informou já ter realizado essa captação na área rural, para os estabelecimentos agropecuários.

O resultado desse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (Cnefe), base de endereços usada pelo Instituto não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

Microdados

Os microdados consistem no menor nível de fragmentação das informações de uma pesquisa, de acordo com o IBGE, e podem ser utilizadas com outras bases de dados, como as áreas de risco identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). “Através de filtros espaciais, conseguimos saber quantos domicílios particulares estão dentro de áreas de impacto ou suscetíveis, são estabelecimentos de outras finalidades, de saúde e edificações em construção também”, explicou o gerente do Cadastro de Endereços do IBGE, Eduardo Baptista.

Saiba mais

  • O dispositivo conta também com a coleta de latitude e longitude em campo. Usada para supervisionar o trabalho do recenseador. “Durante a realização da entrevista, quando o questionário era aberto, o aplicativo coletava automaticamente, de forma transparente, algumas coordenadas geográficas com intervalo específico de tempo, de modo que o supervisor pudesse conferir se aquela entrevista foi realizada no local correto”, revelou o gerente.
  • As coordenadas geográficas dos endereços foram coletadas pelos mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022, através de dispositivos móveis de coleta (DMC), que possibilitaram ainda que dados já inseridos anteriormente fossem confirmados além dos que estavam sendo inseridos pela primeira vez.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 03 de fevereiro de 2024.