O Turismo paraibano dá sinais de recuperação, após as medidas restritivas em razão da pandemia do coronavírus. Um desses setores é o aéreo. A Gol Linhas Aéreas, que opera voos diários nos aeroportos Castro Pinto (Bayeux) e João Suassuna (Campina Grande) para várias capitais do país, informou à Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) que houve um implemento no número de voos da ordem de 19% em janeiro de 2021. No mesmo período do ano passado, foram 258 voos regulares para João Pessoa, contra 307 operados em janeiro de 2021. Os dados foram divulgados na última terça-feira (26) pelo diretor de Relações Institucionais da GOL, Ciro Camargo, durante reunião com a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
A executiva paraibana comemorou os números apresentados pela companhia aérea. Segundo ela, essa notícia vai incentivar todo o trade turístico paraibano a continuar a investir no cumprimento das medidas sanitárias, além de comprovar que todas iniciativas no sentido de prevenir o vírus foram as mais acertadas pelo Governo do Estado. Avelino disse que desde 2017 o Governo da Paraíba e a Gol Linhas Aéreas trabalham em parceria para implementar uma malha aérea entre o estado e demais capitais do país.
Ruth Avelino citou o caso de sucesso do voo semanal entre João Pessoa e Buenos Aires. “Até o início da pandemia, os números de turistas argentinos que visitavam os principais roteiros turísticos da Paraíba eram positivos. No momento, esse voo está suspenso, mas vale ressaltar que para viabilizar esse voo negociamos com a companhia aérea uma redução no ICMS incidente sobre o combustível”, explicou.
No 2º semestre – Durante a reunião de terça-feira, os dois executivos também discutiram a possibilidade de serem implementados novos voos estratégicos, a partir da Paraíba, para outras cidades brasileiras. “Temos que olhar para frente. O Brasil iniciou a vacinação da sua população contra o coronavírus e acreditamos que no segundo semestre teremos outro cenário. As pessoas irão viajar para destinos do próprio Brasil. Temos que ter isso em mente”, disse Ruth Avelino. Desde agosto de 2020, a PBTur incentiva os paraibanos a visitarem seus principais atrativos turísticos. A divulgação vem sendo realizada pelas redes sociais com a utilização de ‘cards’ criados com fotos dos roteiros turísticos.