Notícias

Serviço que atende criança e adolescente vítima de violência no Arlinda Marques ganha reforço

publicado: 02/02/2021 10h22, última modificação: 02/02/2021 10h22
62f86f11-11a6-464a-9abf-43dbe22e4b7b.jpeg

- Foto: Foto: Ernane Gomes

tags: SERVIÇO , ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE , VÍTIMA DE VIOLÊNCIA , COMPLEXO ARLINDA marques


O Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência e Acidentes (Amviva), que funciona no Complexo de Pediatria Arlinda Marques – unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde –, passou a oferecer no mesmo espaço os serviços dos órgãos de Segurança Pública e exames periciais com a inauguração do Centro de Atendimento Integrado (CAI), nesta segunda-feira (01).

Agora, além de receber os serviços de saúde e assistenciais, as crianças e adolescentes vítimas de violência, por exemplo, poderão fazer os exames periciais dentro do próprio ambulatório no Arlinda Marques e seus pais prestarem queixa da ocorrência no mesmo local. São três salas disponibilizadas para o serviço, que funciona em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Humano e da Segurança e Defesa Social e Ministério Público. 

“A ideia é aproximar, fisicamente, as instituições que já fazem parte da Rede de Cuidado e de Proteção Social, do qual o Amviva faz parte, ou seja, dentro do Arlinda passará a funcionar uma delegacia de polícia e o IPC, facilitando para que as vítimas não necessitem ir em vários lugares, prolongando mais ainda o sofrimento”, explicou o diretor geral do Complexo, Claudio Régis. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, deu ênfase ao trabalho em parceria. “Somente assim que a gente faz o enfrentamento de realidades tão duras como é a violência contra crianças e adolescentes”, frisou.

A promotora Juliana Couto disse que o serviço será um marco no combate à violência contra a criança e adolescente. “Juntos, vamos dar um fim a essa situação e parabenizo o Governo do Estado por acolher tão bem essa proposta de oferecer, num só lugar, vários atendimentos para as vítimas”, falou. 

O serviço atende crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento ocorre tanto por encaminhamento ou por demanda espontânea.