Notícias

PONTE NO CUIÁ

Obras começam nos próximos dias

publicado: 22/10/2024 09h11, última modificação: 22/10/2024 09h11
Nova conexão entre os bairros Mangabeira e Valentina Figueiredo será construída com recursos de R$ 18 milhões
Secom-PB.jpeg

Com cerca de 8 km de extensão, o Rio Cuiá nasce no perímetro urbano da capital e passa pelos principais bairros da Zona Sul | Foto: Divulgação/Secom-PB

As obras de construção de mais uma ponte entre os bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo, recém-autorizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, serão iniciadas nos próximos dias. Com recursos estimados em R$ 18 milhões, a nova ponte se somará a outras intervenções destinadas a melhorar a mobilidade urbana na capital. Terá ciclovia, iluminação em LED e um mirante para o Rio Cuiá.

Com a nova ligação entre os bairros, cessarão os alagamentos e a interrupção do tráfego de veículos entre os dois maiores bairros de João Pessoa — uma demanda histórica da população local. A ponte será construída em concreto armado e estrutura metálica, na Rua Brasilino Alves da Nóbrega.

O Rio Cuiá, que nasce no perímetro urbano de João Pessoa, tem aproximadamente 8 km de extensão e passa pelos principais bairros da Zona Sul da capital.

 Novidades

No quesito mobilidade, a prefeitura está implantando, com recursos próprios e em parceria com o Governo do Estado, as interligações dos bairros Bancários e Altiplano, com o entorno da UFPB; o viaduto sobre a BR 230, ligando o bairros Cristo Redentor, Água Fria e Geisel; e o viaduto do Distrito Industrial. As avenidas Hilton Souto Maior e Juscelino Kubitscheck estão sendo requalificadas, para atender melhor à circulação de veículos.

Benefício
Com a construção da ponte, cessarão os alagamentos e a interrupção do tráfego de veículos entre os dois maiores bairros de João Pessoa — uma demanda histórica da população

O transporte público da capital também passa por mudanças. A partir do dia 1o de novembro, a integração temporal vai passar a ser de uma hora e meia, aumentando o período de tempo necessário para que o usuário consiga pegar o ônibus seguinte. O Terminal do Varadouro também será reconstruído e serão feitos mais quatro terminais.

Além da renovação da frota de ônibus urbanos — com a entrega de 110 novos veículos —, já está garantida a implantação do sistema de ônibus rápido (BRS), com quatro novos corredores viários e cinco terminais, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), dentro do Programa João Pessoa Sustentável, apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  Os corredores serão os das avenidas Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e Dois de Fevereiro. Já os terminais serão nos bairros de Cruz das Armas, Cristo, Varadouro, Pedro II/Mangabeira e Bessa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de outubro de 2024.