na feira agroecológica

Oferta de alimentos sem agrotóxico

publicado: 07/12/2023 08h46, última modificação: 07/12/2023 08h46
Comerciantes de Campina Grande investiram na oferta de frutas e legumes cultivados em seus próprios roçados
Feira agroecológica - Valdívia Costa.jpg

Terceira edição da Feira Agroecológica Natal Sem Veneno ocorreu na Praça da Bandeira e atraiu vários compradores - Foto: Valdívia Costa

por Giovannia Brito*

Os campinenses tiveram a oportunidade de adquirir produtos, para as festas de fim de ano, livres de agrotóxicos. A 3ª Feira Agroecológica Natal sem Veneno foi promovida ontem na Praça da Bandeira, em Campina Grande.

Mais de 60 produtores participaram da venda de alimentos que cultivam durante todo o ano em seus roçados. Alguns produziram bolos e outros produtos para comercializarem no local.
Quem esteve na feira pôde comprar frutas, hortaliças, ovos, bolos, mel de abelha, queijos, manteigas, e outros itens, além de mudas de plantas ornamentais e frutíferas.

Todos esses agricultores levantaram a bandeira de levar à mesa dos paraibanos um alimento saboroso, mas que ao mesmo tempo não coloca em risco a saúde de ninguém -  Zilma Maximino

“Todos esses agricultores levantaram a bandeira de levar à mesa dos paraibanos um alimento saboroso, mas que ao mesmo tempo não coloca em risco a saúde de ninguém porque é cultivado totalmente livre de veneno”, disse a coordenadora da feira, Zilma Maximino.

A Feira Agroecológica reuniu produtores de vários municípios da região da Borborema, Cariri, Seridó, e Agreste, como Remígio, Mogeiro, São Vicente do Seridó, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Massaranduba, São Sebastião de Lagoa de Roça, entre outros lugares.

A movimentação dos comerciantes chamou a atenção das pessoas que costumeiramente passam pela praça em direção aos seus postos de trabalho. “Me surpreendi com a animação e a quantidade de produtos expostos para a venda. É muito bom saber que temos essa opção, já que temos, cada vez mais, nos deparado com frutas e verduras cheias de agrotóxico”, disse o comerciário Leandro Vieira de Lima.

Produtores fizeram ação contra “Pacote do Veneno”

Os produtores e organizadores também promoveram campanha contra um projeto de lei conhecido como ‘Pacote do Veneno’, aprovado pelo Senado Federal, na sessão do dia 28 de novembro de 2023. O texto propõe uma flexibilização das normas que regulam o uso dos agrotóxicos.

O PL segue para sanção ou veto presidencial. “Precisamos que a sociedade tenha conhecimento desse projeto que pode prejudicar ainda mais a nossa saúde. Ele representa mais veneno em nossas mesas. É necessário a união de todos para pedir ao presidente Lula que vete esse projeto”, disse a feirante Maria Jocélia Ramos.

A programação contou com apresentações culturais, a exemplo do teatro de bonecos e trio de forró, degustações de alimentos e distribuição de materiais informativos sobre a alimentação saudável, além de informações e dados sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.

A feira foi organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Comercialização da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) “Territórios Livres” e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de dezembro de 2023.