Notícias

Ônibus da PM vai monitorar cracolândia de João Pessoa

publicado: 24/10/2017 21h05, última modificação: 24/10/2017 21h08
6.jpg

Veículo está equipado com câmeras internas e externas e ficará posicionado em local estratégico na área central da capital - Foto: Evandro Pereira

tags: polícia militar , cracolândia de joão pessoa , ônibus da pm


Cardoso Filho

A Cracolândia de João Pessoa está com os dias contados. Às 9h desta quarta-feira (25), a Polícia Militar da Paraíba vai instalar um ônibus com o objetivo de monitorar o tráfico e uso de drogas naquela localidade, que fica numa área central da capital, de muito movimento e que concentra pessoas que vivem no submundo do crime.

O desafio de acabar com o tráfico de droga naquela área é do coronel Carlos Roberto Sena, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a ong Filhos da Misericórdia. O ônibus, preparado para a ocasião, está equipado com câmeras de monitoramento internas e externas e ficará posicionado em local estratégico.

Pelo menos quinze homens estarão naquela área fazendo o policiamento ostensivo a pé, com apoio da motopatrulha, Força Tática, Rotan e ainda do radiopatrulhamento da área central de João Pessoa. “Esse projeto piloto vai monitorar durante os primeiros quinze dias como se comporta, como aquela comunidade vai mudar de hábito, o ritmo dela e a partir daí a gente vai implementar e suplementar com outras forças se for necessário”, disse o coronel Sena.

Sena convoca a sociedade como um todo a se engajar nesse projeto piloto para resgatar pessoas que estão mergulhadas na droga e “nosso objetivo é salvar junto com a ong Filhos da Misericórdia”, comemora. O ônibus da Polícia Militar ainda tem escrito a frase “Crack, é possível vencer”, que fez parte de um projeto do Ministério da Justiça.

A Rua Duarte Lima fica paralela à Maciel Pinheiro no Bairro do Varadouro. Há cerca de dez anos passou a ser batizada de Cracolândia devido a presença constante de dependentes de drogas. As Polícias Militar e Civil realizaram diversas incursões naquela área com a prisão de várias pessoas, inclusive traficantes. Ao assumir o comando do 1º Batalhão, o coronel Sena visitou a comunidade e resolveu criar um projeto em parceria com a ong e, mais recentemente instalar, de forma permanente e diária o ônibus. “Queremos resgatar vidas e evitar o crescimento desse mau, que é o consumo de crack", finalizou o coronel.