Notícias

Campina Grande

Ornamentação está na reta final

publicado: 24/05/2024 08h59, última modificação: 24/05/2024 08h59
Decoração do Maior São João do Mundo é idealizada, há quase 30 anos, pelo mesmo cenógrafo, José Sereco
Teto-da-passagem-entre-o-Parque-do-Povo-e-o-Parque-Evaldo-Cruz_EDITADA.jpg

Somente de bandeirolas são usados cerca de 170 mil metros de adereços no evento; todas elas são confeccionadas à mão pelos clubes de mães da cidade | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

Faltando apenas seis dias para o início do Maior São João do Mundo em Campina Grande, a montagem da estrutura para a festa está em sua fase final, inclusive a parte que embeleza e dá vida ao evento: a decoração. Toda a ornamentação do Parque do Povo, Açude Velho, Vila do Artesão e dos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista é idealizada pela mesma pessoa, há quase 30 anos, o cenógrafo José Sereco.

Para esse trabalho, que já é iniciado no mês de abril, Sereco conta com uma equipe de 30 componentes, entre eles, eletricistas, costureiras e outros decoradores. O tema da ornamentação esse ano é “Olha pro céu, meu amor, vê como o parque está lindo”, que foi pensado por Sereco para resgatar a beleza da noite de São João.

 “Os céus de Campina vão estar repletos de cor e de muitas estrelas, balões e referências aos três santos principais, Santo Antônio, São Pedro e, é claro, São João. Tudo foi pensado para a pessoa que visitar os espaços se sentir dentro da cultura nordestina”, explica o cenógrafo.

O processo de embelezamento é iniciado no distrito de Galante, município que abre os festejos juninos na região. Posteriormente, o Açude Velho é preparado, seguido da Vila do Artesão e do Parque do Povo. Só de bandeirinhas são usados cerca de 170 mil metros e, detalhe, todas elas são confeccionadas à mão.

De acordo com Sereco, as bandeirinhas que vemos a balançar no alto são, na verdade, bandeirões de meio metro de largura por meio metro de comprimento. Por isso, não é possível comprá-las, é preciso fabricar uma por uma. Essa tarefa é responsabilidade dos clubes de mães da cidade, que selecionam mulheres para trabalhar na confecção dos adereços que já se tornaram símbolo da festa junina. “A ideia é justamente gerar emprego e renda, principalmente para as mulheres. Sempre em meus trabalhos, faço parcerias com as mulheres da cidade”, conta Sereco.

A previsão é que até domingo (26) toda a decoração em Campina esteja pronta para receber os forrozeiros com muita beleza. A partir daí, o cenógrafo e sua equipe viajam para São José da Mata e Catolé de Boa Vista para começarem a ornamentação também desses municípios.

Tema da ornamenatção é “Olha pro céu, meu amor, vê como o parque está lindo”

Festa no distrito de Galante começa amanhã

Faltando pouco mais de uma semana para começar o São João em Campina Grande, o distrito de Galante iniciará um esquenta junino a partir de amanhã. Com mais de 40 atrações de grandes artistas, programadas para se apresentarem no município até o dia 14 de julho, serão realizados, ao todo, 50 shows nos demais palcos, ao longo dos oito fins de semana.

A estrutura para o evento, que começou a ser montada cerca de três semanas atrás, será entregue hoje. O espaço contará com quatro palcos e cerca de 200 pontos comerciais. As apresentações acontecem todos os sábados e domingos e o forró já começa pela manhã, a partir das 10h.

Atrações
Ao todo, serão 50 atrações que vão ocorrer ao longo de oito fins de semana; entre os nomes estão Amazan e Capilé

Os artistas que farão a festa dos forrozeiros variam entre nomes da região e outros de renome nacional, como Os 3 do Nordeste, Amazan e Capilé. A empresa responsável pelo evento é a Arte Produções, a mesma que organiza o Maior São João do Mundo em Campina.

Para Aryell de Oliveira, gerente de marketing da Arte Produções, a festa no distrito é pensada para representar o valor histórico e cultural do São João em Galante. “A edição desse ano celebra os 160 anos de Campina e Galante é um ponto crucial na história da cidade. Por isso, optamos por trazer uma programação ainda maior para o distrito, garantindo aos campinenses e aos turistas um evento de nível ainda mais grandioso”, explicou Aryell.

O município de Galante é conhecido por sua tradição junina, sendo o espaço mais frequentado nessa época, atrás apenas do Parque do Povo. Por isso, o distrito será o responsável tanto pela abertura das festas, como também pelo encerramento, que será feito um fim de semana após o de Campina Grande.

O sábado e domingo de abertura serão marcados pelos shows de Boêmio Raiz, Samya Maia, Fogo na Roupa, Bob Leo, Brasas do Forró e Lordi Vinne.

Ensaio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou ontem o primeiro ensaio geral para o Casamento Coletivo 2024, que ocorre no dia 12 de junho durante O Maior São João do Mundo. O ensaio, que ocorreu à noite, representa o primeiro vislumbre dos casais para o “dia do sim”, e mais um momento especial na preparação deles para o enlace matrimonial.

A concentração dos noivos ocorreu no Centro Cultural Lourdes Ramalho e, em seguida, os casais saíram em cortejo para a Pirâmide do Parque do Povo, local onde acontece o casamento.

Juntamente com a equipe da Secult, os noivos fizeram o reconhecimento do espaço e fizeram o trajeto da entrada para a cerimônia, além de outros momentos que acontecerão durante o Casamento Coletivo.

Casamento Coletivo

Considerado o maior evento cultural d’O Maior São João do Mundo, o Casamento Coletivo será realizado, como manda a tradição, na Pirâmide do Parque do Povo no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio e Dia dos Namorados, em um dos momentos mais memoráveis da festa, que neste ano celebra os 160 anos da Rainha da Borborema.

Em três décadas de tradição, o Casamento Coletivo já uniu mais de 2.500 casais. A celebração civil – que tem o caráter sócio-cultural, democratizando o acesso ao enlace a quem mais precisa -, será feita de forma repaginada, mas sem perder a tradição.

Vale lembrar que os noivos inscritos têm acesso a todas as etapas do matrimônio até o grande dia. Os preparativos envolvendo a papelada no cartório, a decoração da cerimônia, as vestimentas dos noivos, a maquiagem e o cabelo, entre outros, são disponibilizados e custeados pela Prefeitura de Campina Grande.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de maio de 2024.