AMPLIAÇÃO DO IFPB

Paraíba deverá receber mais campi

publicado: 07/03/2024 09h41, última modificação: 07/03/2024 09h41
Sapé, Mamanguape, Queimadas e Boqueirão pleitearam, junto ao MEC, a instalação dos Institutos Federais
IFPB - Campus João Pessoa 2_Divulgação IFPB.jpeg

Segundo a direção do Instituto Federal da Paraíba, o estado será contemplado, mas não se sabe oficialmente a quantidade nem os municípios | Foto: Divulgação/IFPB

A Paraíba é um dos estados brasileiros com potencial para ampliação de campi do Instituto Federal previstos pelo Governo Federal. Os municípios de Mamanguape, Sapé, Queimadas e Boqueirão já pleitearam a instalação de uma dessas unidades. A nova etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deve ser anunciada no dia 12 de março pelo presidente Lula. Essa é a expectativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão do MEC, que estima 100 novos campi a serem implantados no país.

O secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, cumpriu agenda de visitas técnicas aos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, na segunda-feira, e visitou municípios com potencial para receberem um campus de instituto federal.

A reitora Mary Roberta Marinho e gestores do IFPB acompanharam a visita técnica nas cidades de Mamanguape, Sapé, Queimadas e Boqueirão, que pleitearam, oficialmente, a instalação de campi. Há meses, a instituição vem recebendo a visita de parlamentares e de prefeitos interessados na oportunidade de um novo campus para alavancar os índices educacionais dos municípios. Até o momento, não há decisão oficial do Ministério da Educação anunciada sobre quem irá receber as novas unidades de institutos federais.

“Estamos em busca de parcerias junto aos parlamentares, com as instituições de educação, com a sociedade civil organizada. Esta nova expansão da educação visa corrigir distorções e apoiar os municípios mais vulneráveis do Brasil. O espaço de diálogo é permanente com a classe política. Com os gestores e profissionais da educação será fundamental para que, juntos, participemos do processo desta nova expansão”, disse Getúlio à equipe de gestores do IFPB, durante a visita.

Expansão da educação integra o Novo PAC

Setec IFPB grupo - Divulgação_IFPB.jpeg
Gestores do IFPB acompanharam visita da Setec no estado | Foto: Divulgação/IFPB

A expansão dos IFs integra o Novo PAC, que tem recursos na ordem de R$ 2,9 bilhões para a construção das novas unidades e equipamentos e mais R$ 1 bilhão para a consolidação dos campi existentes. O IFPB será contemplado, mas ainda não se sabe oficialmente a quantidade nem os municípios.

A reitora esteve acompanhada dos pró-reitores de Administração e Finanças, José Albino Nunes; de Ensino, Neilor Cesar dos Santos, dos diretores gerais dos campi Pedras de Fogo, Frederico Campos Pereira; Cabedelo Centro, Jailson Oliveira da Silva; Areia, Maria Cláudia Rodrigues; dos Diretores de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Anderson Bráulio; e de Articulação Pedagógica, Lucrécia Teresa Gonçalves e dos Assessores Especiais, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira; e Adriano Melo.

Comitiva

Em Mamanguape, a comitiva foi recepcionada pela prefeita Eunice Pessoa, acompanhada da deputada estadual, Danielle do Vale, pelo procurador jurídico, Flávio Serafim, no Paço Municipal. Foram apresentados dados de educação do município e após reunião a comitiva seguiu para conhecer ambientes no município.

Na cidade de Sapé, o grupo foi recepcionado pelo prefeito Sidnei Paiva de Freitas e equipe, tendo à frente a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. Eles apresentaram o investimento em educação no município, dados sobre os estudantes, apresentação de possíveis áreas para instalação da unidade.

Em Queimadas, a equipe foi recepcionada pelo prefeito José Carlos de Sousa Rêgo, pela secretária de Educação, Rachel de Morais Castanha Moura, pelas coordenadoras pedagógicas, Tana Barreto e Camila Marques, pelo secretário de Agricultura, Aurélio Albuquerque, pela secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Angélica Figueiredo, pela assessora da Secretaria de Cultura, Any Ferreira, e pela assessora técnica da Secretaria de Saúde, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro de Lima. Eles apresentaram dados educacionais e espaços viáveis.

Já em Boqueirão, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito João Marcos de Freitas, pela secretária de Educação, Diana Matias, pela coordenadora geral de Educação, Maria Higina, pelo secretário de Transporte, Erivaldo, pela diretora da Escola Estadual José Braz de Rego, Cláudia Roberta, pela coordenadora Célia Araújo, pelos professores Jonas Duarte e Ezenildo Emanuel de Lima.

O grupo seguiu para conhecer ambientes no município.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de março de 2024.